Buscar

Qual a diferença de uma resenha, resumo ( no tocante estrutura) ?

💡 4 Respostas

User badge image

Rosa Do Nascimento

Um resumo apresenta os principais aspectos de um texto original. A resenha tem o objetivo de construir as relações de propriedade do objeto analisado.


0
Dislike0
User badge image

Clara Crte

Um resumo apresenta os principais aspectos de um texto original. A resenha tem o objetivo de construir as relações de propriedade do objeto analisado, o resumo trará os principais aspectos de outro texto, enquanto a resenha irá analisar, descrever e enumerar pontos relevantes do conteúdo em questão, podendo ser descritiva, opinativa ou científica.

0
Dislike0
User badge image

Jéssika Lima

Um resumo apresenta os principais aspectos de um texto original. A resenha tem o objetivo de construir as relações de propriedade do objeto analisado. Neste sentido, o resumo trará os principais aspectos de outro texto, enquanto a resenha irá analisar, descrever e enumerar pontos relevantes do conteúdo em questão, podendo ser descritiva, opinativa ou científica.

Estrutura do resumo

De maneira geral, o resumo precisa ter título, nome do autor e o texto apresentando as ideias principais do conteúdo de origem. O texto deve ser organizado de acordo com uma construção lógica e cronológica.

Diferentemente da resenha, o resumo não pode conter a opinião do escritor, sendo que apenas a opinião do autor do texto original pode ser refletida, sem citações do documento de origem.

Cada um dos assuntos tratados no resumo deve estar inserido em parágrafos. O texto deve ser criado de forma concisa, com frases afirmativas.

No mundo acadêmico, podemos citar dois tipos de resumo: simples e expandido. O primeiro é um texto curto, contendo entre 300 e 500 palavras. O segundo pode ter entre 4 e 5 páginas, dependendo do tratamento dado ao documento original.

Principais características da resenha

Uma resenha deve apresentar:

  • Pontos mais importantes da obra em que o texto se baseia;

  • Estrutura e foco da obra resenhada;
  • Confronto de diferentes pontos de vista com informações e argumentos;
  • Crítica fundamentada sobre aspectos positivos e negativos do conteúdo original.

Portanto, um resumo apresenta os principais pontos de um texto ou conteúdo original. A resenha, além de apresentar as ideias essenciais da obra em que se baseia de forma resumida, busca acrescentar um juízo de valor e argumentos sobre aspectos fundamentais da obra resenhada.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais