Buscar

Leia o texto que segue: As redes sociais digitais, que se constituem e adquirem visibilidade pela instrumentalidade de sites e aplicativos como [...]

As redes sociais digitais, que se constituem e adquirem visibilidade pela instrumentalidade de sites e aplicativos como o Facebook, promovem a circulação de textos em diferentes gêneros mais ou menos típicos do meio digital, uma vez que tais textos em geral se constituem a partir da hibridização de gêneros já existentes nas mídias convencionais, mas, por vezes, também manifestam a pretensão de configurar práticas discursivas inusitadas. Muitas dessas práticas discursivas, por um lado, recebem uma grande adesão de adolescentes e jovens em idade escolar e, por outro lado, sofrem considerável estigma por parte de instâncias reguladoras dos usos da língua portuguesa. A escrita no ambiente digital, mais do que a oralidade na interação face à face, torna-se um mecanismo de auto exposição dos usuários, ocasionando juízos de valor sobre usos "certos" e "errados" da língua. [...]

Parece claro que, apesar dos esclarecimentos trazidos por pesquisas recentes, prevalece ainda um grande descompasso entre o discurso acadêmico e o discurso do senso comum, este reforçado muitas vezes por olhares prescritivistas sobre as práticas discursivas, no tocante à natureza da interação que se dá no ambiente da Internet. O discurso que alcança e impressiona o senso comum é o discurso alarmista que chama a atenção para o pretenso dano que certos usos da linguagem na Internet acarretariam sobre a escrita de adolescentes e jovens em contextos formais. O discurso acadêmico, ainda que embasado em pesquisa, não consegue alterar essa realidade, alimentada, aliás, até por muitos professores de língua portuguesa formados e em formação, como podemos verificar no dia a dia de nossa atuação em cursos de graduação e pós-graduação em Letras.

Com base nas ideias contidas no texto, avalie as seguintes afirmações:

  1. No ambiente virtual vale tudo: os gêneros híbridos aí encontrados acomodam as mais diversas práticas discursivas e não há quem monitore e prescreva o uso da norma padrão nesses espaços.
  2. No ambiente virtual está presente o discurso de "defesa" da língua portuguesa, sustentado pela visão de que a língua vem sendo "assassinada" pelas pessoas que não a empregam conforme as convenções da norma padrão.
  3. Circula nas redes sociais um discurso alarmista segundo o qual os usos da linguagem disseminados na internet são mau exemplo e têm potencial de causar dano à escrita de crianças e adolescentes.
  4. Apesar dos avanços das pesquisas em Linguística, a visão de que os desvios da norma padrão constituem um atentado à língua portuguesa persiste, inclusive entre professores.

É correto apenas o que se afirma em:

a)II e IV

b) II, III e IV

c) II e III

d) I, II e IV

e) I e III

💡 10 Respostas

User badge image

Luzia Rodrigues

Acredito que seja Letra b) II, III e IV.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais