Buscar

preciso da resposta


Os problemas urbanos têm sido amplamente discutidos por pesquisas e estudos no campo da sociologia. Especialmente no Brasil, os estudos apontam para problemas em termos de segurança, questões de infraestrutura, assim como ao desrespeito às leis de trânsito. A imagem a seguir ilustra o desfecho catastrófico produzido por esse contexto e cenário. Diante disto, disserte sobre os principais problemas enfrentados no trânsito brasileiro e as respectivas origens/procedências de tais problemas.

💡 3 Respostas

User badge image

Icara Makoski

Os valores sociais acabam por se infiltrarem/contaminarem as relações do trânsito, uma espécie de conflito entre valores morais, jeitinho brasileiro, senso comum, medo e violência.

A baixa infraestrutura das vias, má sinalização, falta de fiscalização, os incentivos ao consumo de automóveis, motoristas despreparados, imprudência, entre outros problemas.

O meio é uma sociedade capitalista marcada profundamente pela competitividade, relação de duelo com o tempo e o espaço/distância, no sentido de tornar as comunicações cada vez mais controláveis e eficientes. A vida desordenada do trânsito gera impaciência e medo de agressões sociais.

Neste contexto, surge o que o sociólogo Durkheim analisou como anomia, ou seja, a inversão de papéis e regras sociais. Existe também a violência ocorrida em espaços públicos, que acaba por chegar aos espaços do trânsito, e a sociedade reage no sentido da autodefesa, em que são permitidas condutas que infringem leis e procuram brechas com relação às regras em nome da segurança.

0
Dislike0
User badge image

carlos vitor

nao compreendi

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image