Buscar

[..]art. 34 da CF de 1988.A decisão foi instituída por meio do Decreto n.o 9.288, de 16 de fevereiro de 2018. Com base nestas informações, responda:

 A intervenção federal no Rio de Janeiro em 2018 foi a decisão do Governo Federal do Brasil de intervir na autonomia do estado do Rio de Janeiro. Foi a primeira aplicação do art. 34 da Constituição Federal de 1988. Foi decretada com o objetivo de amenizar a situação da segurança interna, com término em 31 de dezembro de 2018. A decisão foi instituída por meio do Decreto n.o 9.288, de 16 de fevereiro de 2018. Com base nestas informações, responda: 

a) O ato advindo do Presidente da República, que determinou a intervenção federal, resultou de espécie normativa? Explique e fundamente sua resposta.

 

b) No ano de 2018, o Brasil sofreu impedimento para iniciativa, trâmite e aprovação das espécies normativas? Explique e fundamente sua resposta.

💡 2 Respostas

User badge image

Lucas Santos

Sim, o decreto é uma espécie normativa; O estado de legalidade extraordinária( estado de defesa, sítio, intervenção federal) se constitui como limite circunstancial ao poder reformador, o responsável por emendas constitucionais.
2
Dislike0
User badge image

Angelica ksy

Está resposta e da letra A
E qual a resposta da letra B
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Perguntas relacionadas

Materiais relacionados

Materiais recentes

Perguntas Recentes