Buscar

Qual a diferença da perspectiva jurídica dogmática da Zetética.

💡 2 Respostas

User badge image

kaline antonello

Definição de Zetética

A zetética deriva de zetein, que significa “questionar”; é, então, o campo que nos permite discutir a filosofia por detrás e frente às leis, sua efetividade social, os “porquês” da existência de uma norma ou até mesmo a interferência estatal na vida privada do cidadão. O método zetético é responsável por dissolver e colocar questões em dúvida; investiga a razão das coisas e questiona premissas; é cético.

Já dogmática deriva de dokein, que significa “doutrinar, ensinar”; diferente da zetética, possui premissas e conceitos fixos, dotados de legitimidade, considerando ponto de partida das discussões o texto legal para fazer a interpretação. Isso quer dizer que a dogmática já não questiona se o texto legal é legitimo, se possui efetividade social ou o motivo de uma norma existir: ela existe e deve ser aplicada.


Assim, a dogmática, a partir da interpretação da lei, foca em preencher as lacunas deixadas pelo legislador a fim de melhor aplicá-la.

0
Dislike0
User badge image

Helena Sangaletti

Questões zetéticas têm uma função especulativa explícita e são infinitas. Questões dogmáticas têm uma função diretiva explícita e são finitas

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais