Buscar

qual a classificação dos fatos jurídicos envolvidas nesta situação?

Ricardo mora em Curitiba/PR e recebe a triste notícia de que seu pai, que reside no Rio de Janeiro/RJ com sua mãe, teve uma complicação de saúde repentina e faleceu. Para auxiliar nas providências e cuidar de sua mãe, Ricardo dirige até o Rio de Janeiro, mas uma forte chuva o impede de chegar a tempo de acompanhar as providências para o sepultamento. Passado todo o momento difícil e de tristeza, Ricardo, preocupado com sua mãe, decide leva-la para Curitiba/PR, onde aluga um imóvel próximo ao seu para que sua mãe resida.

Perguntar à turma: qual a classificação dos fatos jurídicos envolvidas nesta situação?

💡 3 Respostas

User badge image

Lucas Santos

A morte repentina do pai dele se classifica como fato jurídico em sentido estrito ordinário , porque a morte é um fato comum, rotineiro, inerente ao humano.
A chuva que impediu a chegada ao local antes do funeral é um fato jurídico em sentido estrito extraordinário, pois decorreu de acontecimento imprevisível, fortuito ou força maior, também natural, mas aqui é ligado a natureza, como exemplo , terremotos, desabamentos, temporais, ações erosivas da chuva, enfim.
O último , a locação, já se encaixa na classificação de "ato jurídico lícito" , em razão do negócio jurídico que foi feito por manifestação de vontade ( o filho foi até o imóvel e o alugou com alguém), pretendendo algum efeito jurídico legal( a locação, obrigação de pagar todo mês as parcelas, previsto no CC), nesse caso diferente dos outros acima, houve a participação da vontade humano, o que difere dos fatos que o homem não tem controle (jurídicos em sentido estrito).
0
Dislike0
User badge image

rodrigo caio

1. CARLOS HENRIQUE ALVES DE REZENDE – Médico. Doutor pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia. Professor associado da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia. E.mail: charezende@ufu.com.br 2. CLAUDIA BURLÁ – Médica Especialista em Geriatria pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia. Secretária Geral e Vice Presidente da International Association of Gerontology and Geriatrics (IAGG 2005 -2009). E.mail: cburla@terra.com.br 3. CLAUDIA VELLOSO SILVA DE MELO – Médica especialista em Clínica Médica pela Sociedade Brasileira de Clínica Médica. Estágio de pós-graduação em Geriatria da Universidade de Brasília (HUB-UNB). Especialista em Saúde do Idoso – Geriatria e Gerontologia – CIAPE. 4. CLARI MARLEI DALTROZO MUNHOZ – Assistente Social, Mestrado em Gerontologia Social pela Universidade Autônoma de Madri. Presidente do Conselho dos Direitos do Idoso do Distrito Federal. E.mail: clarimarlei@ gmail.com 5. DENISE RODRIGUES YUASO – Fisioterapeuta. Mestre em Gerontologia pela 

0
Dislike0
User badge image

Juliana Alves

morte ordinário natural

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais