Buscar

prova

"Sugere-se a utilização de mais de um teste ao avaliar cada função, para uma maior fidedignidade das conclusões neuropsicológicas.

Salienta-se, ainda, a importância de analisar a performance completa do paciente em todo o processo e sua combinação com outros exames. A contribuição dos achados do exame neurológico, de neuroimagem, neurofisiológico e neuropsicológico é trabalho para uma equipe multidisciplinar. Em conclusão, o neuropsicólogo escolhe seus instrumentos baseado na sua experiência e treinamento específico, mas deve ter consciência de que os testes não são absolutos. A interpretação dos resultados exige conhecimento de aspectos cognitivos e afetivos, assim como de fatores que possam interferir em uma tarefa. O psicólogo interessado nessa área deve estar ciente da complexidade de cada função e das formas de avaliá-la através de testes. Estando inteirado dessas questões, deve aprofundar seus estudos sobre o funcionamento cerebral e as diversas patologias do sistema nervoso central. Diante do resultado quantitativo obtido através dos testes, faz-se necessária uma avaliação qualitativa detalhada e estudos das funções intelectuais implicadas em cada um dos itens de cada prova, permitindo que se faça a relação entre função/disfunção e área cerebral. Só após essa análise criteriosa será possível contribuir com recomendações e condutas ao programa de reabilitação dessa criança e corroborar a investigação clínica" (COSTA et al., 2004, p. S116). No que diz respeito à comunicação de resultados neuropsicológicos escolares, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:


(    ) Ao comunicar os resultados, o neuropsicólogo escolar pode impactar positivamente a receptividade da informação, bem como a integridade da intervenção, pelo menos inicialmente, enquadrando os resultados e as recomendações desde uma perspectiva semelhante ao público que recebe a informação.

(    ) Não cabe ao neuropsicólogo efetuar laudos diagnósticos. O neuropsicólogo apenas aplica as baterias de testes e encaminha os resultados ao médico pediatra. Este é o único profissional responsável por redigir os laudos e transmiti-los à família e/ou à escola.

(    ) Ao comunicar as necessidades, acreditam que os consultantes são melhor atendidos quando as recomendações são proativas, são baseadas em competências existentes e incluem recursos existentes.

(    ) Ao reportar resultados ou desenvolver estratégias ou objetivos, os neuropsicólogos escolares podem precisar adotar uma abordagem mais eclética em seu foco, bem como na seleção de modalidades de tratamento. Além disso, o suporte específico para aqueles que utilizam a informação apresentada em um relatório pode ser necessário antes de se concentrar na implementação.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:


FONTE: COSTA, Danielle I. et al . Avaliação neuropsicológica da criança. J. Pediatr. (Rio J.), Porto Alegre, v. 80, n. 2, supl. p. 111-116, abr.  2004.

a) V - F - V - V.b) F - F - F - V.c) F - F - V - F.d) F - V - F - F.

💡 1 Resposta

User badge image

WM papelaria machado

resposta A

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais