A maior rede de estudos do Brasil

o que é crime impossível?


12 resposta(s)

User badge image

Julia Petini

Há mais de um mês

Crime que ninguém consegue cometer
Crime que ninguém consegue cometer
User badge image

André Marques

Há mais de um mês

É o crime que é impossivel de ser feito por falta de meios que configure o crime, Exemplo: o Aborto so é possivel de ser feito de há a presença de um feto, por tanto, é impossivel cometer o crime de aborto sem que haja um feto para ser abortado.

User badge image

Rafael Borges

Há mais de um mês

conforme o Art. 17 do CP “não se pune a tentativa quando, por ineficácia absoluta do meio ou por absoluta impropriedade do objeto, é impossível consumar-se o crime”.

Seria, portanto, em outras palavras citadas pela doutrina, a tentativa inidônea, inadequada ou um “quase” crime (GALVÃO, 2013, p. 271), ou seja, é a completa ausência de possibilidade de acontecimento do evento planejado pelo agente (MARTINELLI; BEM, 2015, p. 518). Nas duas hipóteses contidas no supracitado artigo (ineficácia absoluta do meio ou absoluta impropriedade do objeto), não há tentativa por ausência de atipicidade. E nesse sentido complementa COÊLHO (2015, p. 255), ao afirmar que “o crime impossível se configura em uma causa de exclusão da tipicidade, pois, impede a imputação do tipo ao agente em face da ausência de lesão ao bem jurídico”.

Os exemplos clássicos para ilustrar tal norma consistem nas hipóteses de tentar matar alguém com uma arma de brinquedo (absoluta ineficácia do meio) e consumir substância de efeito abortivo para estimular aborto sem estar grávida (absoluta impropriedade do objeto) (ESTEFAM, 2015, p. 263). A jurisprudência, por sua vez, aborda diversas situações em que existe o pleito defensivo para obter-se o reconhecimento do instituto do crime impossível e, portanto, da atipicidade do delito em cada caso.

Essa pergunta já foi respondida por um dos nossos estudantes