Buscar

PROCESSOS DE FORMAÇÃO DE PREÇOS

Custo é o gasto relativo a bem ou serviço utilizado na produção de outros bens e serviços; abrange todos os gastos relativos à atividade de produção. Os custos são ativados e integram o estoque de produtos em elaboração e o de produtos. No momento da venda, os custos se transformam em despesas, em obediência ao Princípio da Competência (as despesas devem ser reconhecidas simultaneamente com as receitas que ajudaram a gerar.

 

VICECONTI, Paulo. Contabilidade de custos: um enfoque direto e objetivo. 12. ed. São Paulo: Saraiva Educação, 2018, p. 29.

 

 

Podemos dizer que os custos diretos são aqueles que podem ser diretamente apropriados aos produtos elaborados. Há, para estes custos, uma forma objetivamente definida para medir o consumo de cada custo. São classificados, portanto, como custos diretos aqueles que podem ser diretamente apropriados aos produtos fabricados, sem necessitar de algum critério de rateio para a devida alocação de custos.

 

Nesse sentido, julgue os itens a seguir, os quais apresentam casos fictícios sobre custos diretos, analisando a adequação das conclusões presentes em cada situação.

 

I. A empresa Salvador Ltda. é uma indústria de cosméticos. A contabilidade de custos da empresa apurou crescimento de 10% no total dos custos diretos da empresa entre os anos de 2016 e 2017. Nesse caso, pode-se dizer que o aumento indicado alterou o valor, entre os dois exercícios, do total dos custos de transformação.

 

II. A empresa Aracaju Ltda. é uma indústria de produtos químicos. A administração da empresa entendeu que seria interessante aumentar o controle em relação aos custos diretos. Tal aumento de controle teria como justificativa o aumento desses custos. Por isso, solicitou que a contabilidade de custos emitisse relatório com o montante de gastos em 2018. O relatório foi emitido. Nesse caso, pode-se dizer que a rubrica “Seguro da fábrica”, que aumentou no período indicado, estaria indicada no relatório.

 

III. A empresa Maceió Ltda é uma indústria de calçados. O principal custo direto apurado na empresa é de materiais diretos. Cada unidade do principal produto da empresa tem o valor de R$ 20,00 (vinte reais). Pode-se dizer que o custo total desse item será alterado em função da unidade produzida, mas não haverá mudança em relação ao custo unitário.

 

Está correto o que se afirma em

A) 

III, apenas.

B) 

I e II, apenas.

C) 

I, II e III.

D) 

I e III, apenas.

E) 

II, apenas.


Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais