A maior rede de estudos do Brasil

PROCESSOS DE FORMAÇÃO DE PREÇO

Os custos podem ser considerados gastos que a empresa têm para conseguir produzir e comercializar um produto ou serviço, enquanto que a receita é constituída da multiplicação do preço pela quantidade vendida. Sendo assim, o resultado financeiro é apurado deduzindo-se os custos da receita. Os custos tendem a definir um valor mínimo do preço, para que a empresa não tenha prejuízos e consiga pagar suas contas. A margem de contribuição é a diferença entre o preço de venda do produto ou serviço e seu custo variável. A formação de preço, com base nos custos, é um método utilizado para a constituição do preço de venda com base nos custos da organização. Nesse método, os fatores externos não são considerados, ou são vistos como secundários na gestão de preço. Há dois métodos de apreçamento baseado em custos. 

 

URDAN, Flávio Torres; URDAN, André Torres. Gestão do composto de marketing. 2 ed. São Paulo: Atlas, 2013. p. 320 - 328. (Adaptado).

 

Quanto à formação de preço, com base nos custos, os dois métodos de apreçamento baseado em custos são 

A) 

o preço de mark-up e a análise de ponto de equilíbrio, sendo o preço de mark-up é aquele em que o preço é fixado por um acréscimo de percentual ao custo total da produção de uma unidade do produto, enquanto que a análise de ponto de equilíbrio é o método que determina o volume de vendas e que equilibra a receita e os custos.

B) 

a análise de ponto de equilíbrio e a análise de economias de escala e de amplitude, sendo que a análise de ponto de equilíbrio é o método que determina o volume de vendas, que equilibra receitas e custos, enquanto que análise de economias de escala e de amplitude são aquelas obtidas quando o aumento do volume processado, em uma atividade, resulta em custos menores.

C) 

o preço de mark-up e a análise da concorrência, sendo o preço de mark-up aquele em que o preço é fixado por um acréscimo de percentual ao custo total da produção de uma unidade do produto, enquanto que a análise da concorrência visa comparar e calcular alternativas de diferentes consumidores.

D) 

a análise da concorrência e a análise de ponto de equilíbrio, sendo que a análise da concorrência visa comparar e calcular alternativas de diferentes consumidores, enquanto que a análise de ponto de equilíbrio é o método que determina o volume de vendas e que equilibra receitas e custos.

E) 

o preço de mark-up e a análise de economias de escala e de amplitude, sendo o preço de mark-up aquele em que o preço é fixado por um acréscimo de percentual ao custo total da produção de uma unidade do produto, enquanto que a análise de economias de escala e de amplitude são aquelas obtidas quando o aumento do volume processado, em uma atividade, resulta em custos menores.


Marketing

UNIP


1 resposta(s)

Essa pergunta já foi respondida por um dos nossos estudantes