A maior rede de estudos do Brasil

Atividade Unidade 3 - Práticas Industriais

Quando consideramos a classificação existente e estabelecida para os processos de fabricação, inicialmente, nos deparamos com uma divisão que trata e posiciona as operações quanto à consequente forma de utilização de ferramentas, em que estas podem ser consideradas e, assim, classificadas como ferramentas de geometria definidas, assim como operações que são realizadas com a utilização de ferramentas denominadas de geometria não definidas.

Mais precisamente se tratarmos e avaliarmos as chamadas operações realizadas com a utilização de ferramentas com geometria não definida, deparamo-nos com a contextualização de que este processo é executado através de uma considerada ação direta das chamadas partículas abrasivas, as possuem formatos aleatórios e, consequentemente, arestas de corte de tamanhos muito pequenos. Portanto, este processo pode ser identificado como um processo de usinagem por abrasão.

Ainda em termos conceituais e que possibilitam uma caracterização, podemos facilmente verificar o grau de relevância dos processos de usinagem por abrasão no meio industrial e fabril. Esta importância e relevância estão diretamente atreladas à capacidade técnica do respectivo processo de obter peças que apresentem tolerâncias dimensionais apertadas, bem como geométricas superiores às obtidas em operações que utilizam ferramentas de corte com geometria definida.

Nesse sentido, faça uma análise e explique, com suas palavras, um pouco dos processos de retífica e brunimento, bem como quais as suas conceituações e características.



Ainda não temos resposta. Você sabe responder?