Prof. Charles Camilo - Humanas ao alcance de todo
Há mais de um mês
Vontade geral é, a reunião das vontades e interesses comuns em cada individuo no pacto social. Rousseau considera a sociedade civil como uma pessoa e com atributos de uma personalidade assim como Hobbes .
Vale ressaltar que a expressão da “vontade geral” é a existência de “associações subordinadas” ― ou seja, comunidades da sociedade civil ― dentro do Estado.
Rafaela Bittencourt de Souza
Há mais de um mês
No contrato social, a vontade geral aparece associada ao ideal do bem ou interesse comum, mas também, assim como no Discurso sobre a economia política, Rousseau equipara a vontade geral à justiça e à equidade. A associação da vontade geral com o bem comum é feita no capítulo a respeito da inalienabilidade da soberania, de modo que a vontade geral é apresentada como um elemento capaz de conduzir "[...] o Estado em conformidade com o objetivo de sua instituição, que é o bem comum." O conceito de soberania é, a seguir, definido como "o exercício da vontade geral" o qual, por conseguinte, deve dirigir-se apenas ao que concerne ao bem comum, encontrando aí os seus próprios limites. A vontade geral é assim diferenciada da vontade particular, que, "[...] por sua própria natureza, tende às predileções, enquanto a vontade geral propende à igualdade." (ROUSSEAU, 1999, p. 33s/III, p. 368ss). É nesse mesmo sentido que é estabelecida a clássica distinção entre vontade geral e vontade de todos, segundo a qual "[v]ia de regra, há muita diferença entre a vontade de todos e a vontade geral; esta se refere somente ao interesse comum, enquanto a outra diz respeito ao interesse privado, nada mais sendo do que a soma das vontades particulares." (ROUSSEAU, 1999, p. 33s/III, p. 371, grifo nosso).7
** **
Há mais de um mês
quando cada homem abre mão de seus direitos, ou do seu bem particular, em benefício do bem público.