Buscar

O câncer cervical

O câncer cervical é responsável por 6% de todas as neoplasias entre mulheres, com cerca de 500 mil novos casos diagnosticados a cada ano. Aproximadamente 231 mil mulheres morrem anualmente por câncer cervical invasivo, sendo que 80% dessas mortes ocorrem em países subdesenvolvidos. Na década de 1970, contrariando as teorias existentes, Hausen afirmou que se as células cancerosas contivessem um vírus oncogênico, elas poderiam apresentar o DNA viral em seu genoma. Em 1983, descobriu o papilomavírus humano tipo 16 (HPV16) que, juntamente com o HPV18, está presente em 70% das biópsias feitas em pacientes com câncer cervical. Harald zur Hausen foi um dos ganhadores do Prêmio Nobel de Medicina em 2008. Todos os tipos de HPVs são replicados exclusivamente no núcleo da célula hospedeira. Nas lesões malignas, que não fazem parte da história natural do HPV, o DNA viral se integra aos cromossomos hospedeiros. Para integrar-se ao DNA celular, é necessário que haja uma quebra no genoma viral. Considerando as informações apresentadas, analise as afirmativas a seguir:

I. Existe uma série de proteínas que regulam e controlam o ciclo celular, destas apenas as transportadoras de nutrientes que influenciam diretamente o ciclo.


II. A proteína p53 atua no ciclo celular nos pontos de controle G1/S e G2/M, levando a uma parada nesses pontos e permitindo o reparo de possíveis danos no DNA.


III. A imortalização das células, que ocorre quando existe a ativação da telomerase, é mais um importante fator no desenvolvimento de tumores malignos.


IV. O gene supressor de tumor p53 codifica uma proteína que é essencial para o controle do ciclo celular.


Considerando o contexto apresentado, é correto o que se afirma em:


Escolha uma:

a. II, III e IV, apenas.


b.

I, II, III e IV.


c.

I, III e IV, apenas.


d.

I, II e IV, apenas.


e.

I, II e III, apenas.

💡 2 Respostas

User badge image

Helen Dalla Lasta

II, III e IV

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais