A maior rede de estudos do Brasil

1)O que são formas de manifestação popular? 2)Cite 4 exemplos 3)explique os exemplos citados acima

Sociologia

Romeu Montoro


2 resposta(s)

User badge image

Gabriel Oliveira Gonçalves

Há mais de um mês

1- Revoltas do povo

2- Revolta do Vintém, Revolta da Vacina, Greve de meia-passagem e Diretas Já

3- Cobrança 20 reis passagem, pessoas morrendo pois o estilo de vida é triste de sujo (procure esta no Google, pois me expressei errado a revolta da Vacina ), aumento passagem e voto de eleições diretas

1- Revoltas do povo

2- Revolta do Vintém, Revolta da Vacina, Greve de meia-passagem e Diretas Já

3- Cobrança 20 reis passagem, pessoas morrendo pois o estilo de vida é triste de sujo (procure esta no Google, pois me expressei errado a revolta da Vacina ), aumento passagem e voto de eleições diretas

User badge image

Byell Chiamps

Há mais de um mês

Os movimentos sociais são formados por grupos de indivíduos que defendem, demandam e/ou lutam por uma causa social e política. É uma forma da população se organizar, expressar os seus desejos e exigir os seus direitos. São fenômenos históricos, que resultam de lutas sociais, que vão transformando e introduzindo mudanças estruturais nas sociedades.

Movimento Negro

Apesar de já ser um movimento presente desde a época da escravidão, os negros ainda precisam lutar contra a discriminação étnica e racial. Atualmente, o sistema de cotas das universidades é uma de suas bandeiras.

Movimento Estudantil

Responsáveis por organizar a Passeata dos Cem Mil na década de 60, os estudantes dispunham de várias organizações representativas, como por exemplo a UNE (União Nacional dos Estudantes) e a UEE (Uniões Estaduais dos Estudantes. Também estiveram presentes nas manifestações em oposição ao governo Collor e mais recentemente na Mobilização estudantil de 2016.

Movimento Feminista

Pode ser dividido em três “ondas”:

A primeira onda, que podemos localizar temporalmente do fim do século XIX até meados do século XX, foi caracterizada pela reivindicação, por parte das mulheres, dos diversos direitos que já estavam sendo debatidos — e conquistados — por homens de seu tempo.

A segunda onda tem seu início em meados dos anos 50 e se estende até meados dos anos 90 do século XX. Foi nessa época que foram iniciados uma série de estudos focados na condição da mulher, onde começou-se a construir uma teoria-base sobre a opressão feminina.

Geralmente, o início da terceira onda é associado ao surgimento de movimentos punk femininos, cuja ideologia girava em torno da negação a corporativismos e da defesa do “faça você mesmo” (do it yourself).

Ou seja, o movimento feminista luta pelos direitos das mulheres e pela igualdade de gênero.

Movimento LGBTQIA+

O movimento LGBTQIA+ (sigla que significa: Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais, Transgêneros, Queer, Intersexo e Assexual e mais), mais conhecido pela sociedade como Movimento LGBT, age em busca da igualdade social e de direitos e contra o preconceito.

Uma das ações mais conhecidas do movimento é a Parada do orgulho LGBT de São Paulo, que acontece anualmente na Avenida Paulista e atrai turistas de todo o mundo. O objetivo principal da Parada é a luta contra a LGBTfobia.

Movimento Ecológico

Concentram-se nos projetos voltados a estudar o impacto do capitalismo no meio ambiente, reivindicando medidas de proteção ambiental.

Visa a conscientização da população e a fiscalização dos órgãos governamentais responsáveis por tratar dos assuntos ligados ao meio ambiente.



Essa pergunta já foi respondida por um dos nossos estudantes