A maior rede de estudos do Brasil

Como extrair o DNA do morango ou banana?


4 resposta(s)

User badge image

Carolina Paula

Há mais de um mês

Tire uma pequena parte dos dois e observe com um microscopio

Tire uma pequena parte dos dois e observe com um microscopio

User badge image

Vagner Isabelly Michele Sales

Há mais de um mês

os morangos dentro de um saco plástico e macerá-los pressionando os morangos com os dedos até obter uma pasta quase homogênea. Transferir a pasta de morango para um copo,Em outro copo misturar 150 ml de água, uma colher (sopa) de detergente e uma colher (chá) de sal de cozinha. Mexer bem com o bastão de vidro, porém devagar para não fazer espuma, Colocar cerca de 1/3 da mistura de água, sal e detergente sobre o macerado de morango. Misturar levemente com o bastão de vidro, Incubar em temperatura ambiente por 30 minutos. Mexer de vez em quando com o mesmo bastão.  Colocar uma peneira sobre um copo limpo e passar a mistura pela peneira para retirar os pedaços de morango que restaram.  Colocar metade do líquido peneirado em um tubo de ensaio. Colocar apenas cerca de 3 dedos no fundo do tubo. Despejar delicadamente no tubo (pela parede do mesmo), sobre a solução, dois volumes de álcool comum. Não misturar o álcool com a solução. Aguardar cerca de 3 minutos para o DNA começar a precipitar na interfase. Passo opcional. Usar um palito de vidro, plástico ou madeira para enrolar as moléculas de DNA. Gire o palito na interface entre a solução e o álcool.

User badge image

Gabrielle Tristão

Há mais de um mês

Método (ou como fazer)

  1. Coloque um morango, previamente lavado e sem as sépalas (as folhinhas verdes) em um saco zip loc.
  2. Esmague o morango com o punho por, no mínimo, 2 minutos.
  3. Adicione a solução de extração ao conteúdo do saco.
  4. Misture tudo, apertando com as mãos, por 1 minuto.
  5. Derrame o extrato no aparato filtrante e deixe filtrar diretamente dentro do tubo. Não encha totalmente o tubo (encha somente até 1/8 do seu volume total).
  6. Derrame devagar o álcool gelado no tubo, até que o mesmo esteja cheio pela metade.
  7. Mergulhe o bastão de vidro ou o pau-de-laranjeira dentro do tubo no local onde a camada de álcool faz contato com a camada de extrato.
  8. Mantenha o tubo ao nível dos olhos para ver o que está acontecendo.


Essa pergunta já foi respondida por um dos nossos estudantes