A maior rede de estudos do Brasil

Karl Marx


Karl Marx, analisando dialeticamente a lógica do capitalismo, afirmou que o sistema capitalista representa a própria exploração do trabalhador por parte do dono dos meios de produção, chamando a atenção para o fato de que os capitalistas, uma vez pago o salário de mercado pelo uso da força de trabalho, podem lançar mão de duas estratégias para ampliar sua taxa de lucro, que ele designou como: a mais-valia absoluta e a mais-valia relativa. Sobre a mais-valia, analise as afirmativas a seguir:


I- A mais-valia absoluta consiste na intensificação do ritmo de trabalho, através de uma série de coerções postas aos trabalhadores, que incluem da mais severa vigilância a todos os seus atos na unidade produtiva até a cronometragem e determinação dos movimentos necessários à realização das suas tarefas.

II- A mais-valia relativa se caracteriza pela mão de obra barata e acessível, artesanal ou braçal, que possa, em tempo mínimo, gerar o maior número de produtos possíveis.

III- Para Marx, a mais-valia absoluta significa aumentar a duração da jornada de trabalho, mantendo o salário estável, assim o lucro é evidente, sendo o principal objetivo no capitalismo.

IV- A mais-valia relativa significa ampliar a produção através da tecnologia e mecanização, reduzir o custo do produto e aumentar o lucro do capitalista.

V- Para Marx, a mais-valia relativa diz respeito ao valor final do produto produzido pelo trabalhador, que, com sua força de trabalho, procura minimizar o lucro e o excedente proporcional.


Agora, assinale a alternativa CORRETA:

a) As afirmativas I, III e V estão corretas.b) Somente a afirmativa II está correta.c) As afirmativas I, III e IV estão corretas.d) As afirmativas I, II e IV estão corretas.

Serviço Social

Uniasselvi


3 resposta(s)

User badge image

Nykolle Amorim

Há mais de um mês

A resposta é lenta a
A resposta é lenta a

Essa pergunta já foi respondida por um dos nossos estudantes