Buscar

Proteínas

As proteínas são as macromoléculas mais abundantes nas células vivas. As proteínas também ocorrem em grande variedade e possuem grande diversidade de funções biológicas, sendo os produtos finais mais importantes das vias de informação. 

 

NELSON, D. L.; COX, M. M. Princípios de Bioquímica de Lehninger. Nova Iorque: Artmed, 2014 (adaptado). 

 

Considerando o fragmento acima, sobre proteínas, avalie as afirmações a seguir. 

 

I. A cadeia secundária de uma proteína é formada pelas interações e ligações consigo mesma, como ligações de hidrogênio, interações hidrofóbicas, iônicas e van der Waals. 

II. A proteína responsável pela tradução é o RNA mensageito (mRNA), que “traduz” a informação contida no RNA transportador (tRNA), na sequência de aminoácidos de um polipeptídio. 

III. O mRNA encontra-se entre as duas subunidades do RNA ribossomal, dentro deste, ocorre a leitura dos códons, e então, o tRNA transporta o nucleotídeo correspondente, há a ligação dos nucleotídeos entre eles, sintetizando uma cadeia de DNA. 

IV. As proteínas em células eucarióticas são produzidas no citosol ou no interior do retículo endoplasmático e após a síntese, podem ser direcionadas para compartimentos específicos que ocorre por meio da sequência sinal, geralmente, removida quando chega no compartimento correto. 


Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais