A maior rede de estudos do Brasil

Em duvida nessa questão que foi postada em uma prova.


  1. O termo “raça” foi largamente utilizado para justificar a escravidão e as políticas eugenistas. Sobre o assunto, verifique as afirmativas a seguir e assinale v para as VERDADEIRAS e f para as FALSAS.

  2. (  ) A base da escravidão e das teorias eugenistas era o darwinismo social, que partia de uma ideia deturpada do livro de Charles Darwin, para explicar como as raças humanas passariam pelo processo evolutivo, mais apta (confundida com a raça branca), representando o topo da evolução. Revestidas pela aura da ciência, as teorias eugenistas naturalizavam hierarquias sociais e desigualdades sociais, além de dar origem a interpretações negativas sobre a mestiçagem.
  3. (  ) Pesquisadores como Silvio Romero e Raimundo Nina Rodrigues consideravam a mestiçagem indesejada, no Brasil, e garantiam que o branqueamento, ao longo das gerações, teria um caráter “civilizador”, isto é, transformaria para melhor o país, porque as pessoas estariam mais próximas dos padrões europeus. Apenas com Gilberto Freire (1998) a ideia de miscigenação racial começa a ser tomada como positiva, com o mestiço se tornando o símbolo de uma “democracia racial” no Brasil, característica que ajudaria o país a diluir fronteiras (ricos e pobres, homens e mulheres).
  4. (  ) No plano internacional, pesquisas posteriores à Segunda Guerra Mundial comprovam as ideias que as distinções genéticas entre grupos humanos com características físicas diferentes são máximas, sendo significativas o bastante para determinar uma separação da espécie humana em subespécies ou subcategorias.
  5. A sequência correta é:
  6. V,V,V.
  7. V,V,F.
  8. F,F,V.
  9. V,F,V.
  10. F,F,F.


Educação Física

UNINASSAU JOÃO PESSOA


3 resposta(s)

User badge image

Geisiane Ruffo

Há mais de um mês

resposta correta letra d

Essa pergunta já foi respondida por um dos nossos estudantes