Buscar

Causas e soluções para problema no Amapá

O Amapá vive uma crise energética desde 3 de novembro, quando um incêndio atingiu a principal subestação do estado. Inicialmente creditado a uma descarga atmosférica (raio), uma perícia preliminar indicou que a causa do incêndio na Subestação foi causado por um problema em uma das buchas de um dos transformadores. Ainda de acordo com o laudo pericial preliminar, houve um superaquecimento da citada peça, ocasionando o incêndio que deixou cerca de 700 mil pessoas sem energia elétrica. A saber, as buchas de alta tensão são componentes críticos dos transformadores de potência e particularmente, buchas capacitivas de alta tensão necessitam de maior atenção e testes regulares para se evitar falhas inesperadas. Paulino (2011) – Fonte: Revista “O Setor Elétrico” – Avaliação em campo de buchas em transformadores de potência. Não obstante, o incêndio culminou em uma sobrecarga no segundo transformador da subestação, enquanto o terceiro já estava em desuso. De tal forma que, toda potência de transformação foi afetada, deixando as instalações indisponíveis para a prestação do serviço. Obs.: Suponha que não houve falhas na fabricação das buchas, assim como, não foi percebido danos físicos provocados. Ante os dados expostos, respondas as questões seguintes.



1.Considerando os tipos de falhas nos transformadores, qual a classificação e descrição da falha ocorrida no transformador que apresentou avarias severas em uma de suas buchas? (0,5). Texto Multilinha.



2.Qual o tipo de falha ocorreu no segundo transformador? (0,5). Texto de linha única.



3.Quais os tipos de relés indicados para a proteção do transformador, para que se evite o ocorrido com as buchas do primeiro TP da subestação?(0,5). Texto de linha única.



4.Qual o nº da função destes relés na tabela ANSI? (0,25). Texto de linha única.

Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais