Buscar

METODOLOGIA E PRÁTICA DE ENSINO DE PORTUGUÊS

Sabemos que uma frase não é apenas um conjunto de palavras. Em uma frase gramatical, as palavras devem ser estruturadas de modo que tenha sentido completo ao ser lida. Se lermos “*deitou-se leu Otávio e um cama livro terror na de”, teremos uma frase agramatical, sem respeitar a estrutura frasal resultando em falta de sentido, enquanto “Otávio deitou-se na cama e leu um livro de terror”, tem sentido completo e respeita a estrutura. 

Como podemos perceber, a classificação de uma frase enquanto gramatical e agramatical tem ligação direta com a capacidade de compreensão do enunciado e possibilidade, portanto, deste gerar uma resposta, ou seja, construir sentido. Se a hierarquia entre as estruturas é respeitada, a frase comunica algum significado e cumpre sua função de interação verbal. 

A partir dessas considerações, apresente uma pequena proposta para o ensino-aprendizagem: a) duas frases gramaticais, constituídas de no mínimo três palavras e sua análise sintática; b) uma frase agramatical e sua versão gramatical, e c) justifique suas escolhas com aportes teóricos e metodológicos. 

💡 5 Respostas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais