Buscar

Como ocorre a respiração da planta?

💡 3 Respostas

User badge image

Maria França

A planta absorve oxigênio e libera gás carbônico.

0
Dislike0
User badge image

Larissa Urbano

Durante a respiração, os vegetais absorvem o oxigênio do ar e eliminam gás carbônico e liberam energia. A liberação de energia ocorre porque a quantidade de energia contida nas moléculas de glicose e de oxigênio é maior do que a energia armazenada entre os átomos que formam o gás carbônico e a água.

0
Dislike0
User badge image

Cibelle Magalhães

 respiração aeróbica é um processo biológico pelo qual os compostos orgânicos reduzidos são mobilizados e subsequentemente oxidados de maneira controlada. A energia livre produzida por esse processo é armazenada na forma de moléculas ricas em energia, principalmente ATP, podendo ser prontamente utilizada nos processos celulares vitais e no desenvolvimento da planta. Além da respiração aeróbica, em situações de déficit de O2, os vegetais podem produzir ATP através de metabolismo anaeróbico de respiração, no entanto, a essa produção ocorre em menor quantidade. A taxa respiratória é variável nos diferentes órgãos da planta e mesmo diretamente relacionada ao processo catabólico das células, contribui, significativamente, para a biossíntese de compostos intermediário. Os carboidratos produzidos pelas plantas durante a fotossíntese, constituem a principal fonte de energia para os organismos vivos, sendo que praticamente toda a energia produzida através do catabolismo advém dos carboidratos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais