Buscar

Fundamentos e Metodologia do Ensino de Ciências

As diretrizes curriculares da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Estado do Paraná apresenta uma importante diferenciação, de forma clara e sucinta, acerca dos tipos de currículos. Com base no conteúdo estudado, relacione o segundo grupo de conceitos com os tipos de currículos enumerados no primeiro grupo.1. Currículo formal.

2. Currículo real.

3. Currículo oculto.

( ) Acontece na sala de aula, produzindo e reproduzindo usos e significados que, por vezes, são distintos das intenções predeterminadas.

( ) É inerente a toda e qualquer ação pedagógica que media a relação entre educador e educando no cotidiano escolar.

( ) É previamente estabelecido pelo sistema educacional, é o que se prescreve como intenção na formação dos alunos.

( ) Muitas vezes as ações não estão explícitas, como organização dos horários das aulas, organização do espaço e do tempo, atividades que disciplinam etc.

( ) Expõem-se, com maior nitidez, as visões do mundo e as ações de diferentes sujeitos na prática educativa e no espaço escolar.

Marque a alternativa que contém a ordem correta de numeração do segundo grupo:

A - 1, 2, 3, 2, 3.

B - 2, 3, 1, 2, 3.

C - 2, 3, 1, 3, 2.

D - 3, 2, 1, 3, 2.

E - 3, 2, 2, 3, 1.



💡 2 Respostas

User badge image

shirley R.souza

B)2,3,1,2,3

0
Dislike0
User badge image

Bella Castro

C. 2, 3, 1, 3, 2.

Segundo as diretrizes curricular es d a EJA do Estado d o Par aná, currículo formal é definido por apresentar suas bases sustentadas na regulação prévia estabelecida p ela escola (sistema educacional). É o que se prescreve como intenção n a formação d e indivíduos. O currículo real, também chamado de vivo, é aquele que acontece na sala de aula, produzindo e reproduzindo usos e significados que, por vezes, são distintos da s intenções predeterminadas no currículo formal. Nele se explicitam, com maior nitidez, as visões de mundo e as ações de diferentes sujeito s na prática educativa no espaço escolar. Já o currículo oculto é inerente a toda e qualquer ação pedagógica que media a relação entre educador e educando no cotidiano escolar , sem estar, contudo , explicitado no currículo formal, desde a organização do horário das aulas, a organização da entrada de educandos na escola, os métodos, as ideologias, a organização do espaço e do tempo, bem como todas as atividades que , direta ou indiretamente, disciplinam, regularizam, por meio de normas e atitudes, os valores e o comportamento dos educandos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais