Buscar

Pessoal, quais são as possíveis profissões para quem é formado em artes visuais?

Estou me graduando e ainda tenho dúvidas em que áreas posso atuar com este diploma. Agradeço.

💡 5 Respostas

User badge image

Ludmila Frota

Lecionar sobre história da arte, movimentos artísticos, ilustrador, designer de cena, curadoria, gamer (animações gráficas)...
0
Dislike0
User badge image

Thalles Araujo

Profissionais que passam pela graduação em Artes Visuais podem atuar tanto em indústrias criativas e também com educação. Galerias de arte, museus, institutos de conservação e universidades são apenas algumas possibilidades de organizações onde um artista visual pode trabalhar.

0
Dislike0
User badge image

Vanderleia Soares

  1. Ilustração: trabalhando como ilustrador, o artista conta histórias de maneira visual, desenhando tanto em papel quanto em meios digitais. Este trabalho geralmente é realizado em parceria com algum escritor ou redator, em editoras, agências de publicidade, produtoras de conteúdo etc.
  2. Pintura: dominar desenho, ser observador e conhecer os diversos tipos de técnicas e materiais são fundamentais para quem escolhe essa área. Um pintor pode trabalhar com retratos, paisagens, pinturas abstratas e mais conceituais. O importante é comunicar de maneira autêntica e tocante.
  3. Escultura: atualmente, mais do que modelar em argila, artistas podem usar ferramentas de design supertecnológicas como impressoras 3D para desenvolver seus trabalhos. São necessários anos de estudos e prática para aprender a lidar com os mais diversos materiais, como bronze, mármore, madeira etc.
  4. Design de cena: planejar cenário para espetáculos de TV, teatro ou dança, pensando na história contada por meio dos planos de fundo, luz, montagem e desmontagem durante o espetáculo, também pode ser trabalho para um artista visual. Tem espaço em centros com vida cultural intensa, como São Paulo e Rio de Janeiro.
  5. Curadoria: o curador é quem cuida de todos os detalhes de uma exibição. Nesta função, além de selecionar trabalhos a serem expostos e de pensar em como a obra será mais valorizada, o artista precisa se colocar na posição de espectador. Assim, consegue elaborar a melhor forma de percurso expositivo e fruição para os visitantes.
  6. Educação: o artista que se propõe a ensinar artes pode ensinar técnicas e lecionar sobre história da arte, movimentos artísticos em escolas, universidades, museus, empresas históricas etc. 
  7. Games: na era da gamificação, o artista visual pode criar conteúdo para jogos de videogame, para aplicativos de museus, histórias, animação gráfica etc.
  8. Comunicação e marketing: nesse ramo, o profissional elabora estratégias de comunicação para todos os tipos de cliente.

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais