Buscar

Metrologia

Uma empresa produtora de latas de óleo vegetal foi multada porque o volume de óleo constante em uma das latas retiradas de um lote de produção foi medido como (880±12)ml quando a tolerância para esse tipo de embalagem é de 900ml ± 1%. Pergunta-se: a multa foi justa? 

💡 4 Respostas

User badge image

Wesley Souza

Sim!

Podemos notar que a faixa correspondente ao resultado da medição está, em boa parte(892 mL), dentro da zona de conformidade(891-900-909)mL, mas existe uma parte que ultrapassa o limite inferior da especificação da embalagem (868 mL),onde o limite inferior da suposta embalagem é (891)mL. Como o valor verdadeiro do volume de óleo pode ser qualquer valor dentro da faixa que corresponde o resultado da medição tolerante por esse tipo de embalagem (891-900-909)mL, podemos concluir que o volume do óleo medido não está em conformidade com a tolerância. Logo, podemos concluir que a multa foi justa, visto que as especificações encontradas no teste não atende a tolerância mínima da embalagem suposta!

1
Dislike0
User badge image

Luiza Gonçalves Barros

Note que 900+-1% -> intervalo entre 891 e 909 ml

Se a medição foi (880+-12)ml, a medição tem um intervalo de 868 até 892. Como existe uma intersecção entre os dois intervalos, a multa não foi justa, pois, teoricamente, o volume de óleo está dentro dos limites.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais