Buscar

Como fazer a pesquisa de mercado em 4 passos?

Organizar e planejar é vital 

💡 2 Respostas

User badge image

Vanessa Claros

Analise os concorrentes. Conhecer os concorrentes é uma excelente forma de potencializar o seu negócio e torná-lo mais lucrativo.Conheça o seu público.Pesquise o cenário econômico atual. Entenda a força do nicho de atuação.
1
Dislike0
User badge image

André Santos

1. Identifique seus concorrentes

Toda empresa tem concorrentes, por isso, defina quais são as principais empresas similares ao seu negócio e que podem estar competindo diretamente no seu nicho de mercado.

“A faixa de concorrente real e potencial de uma empresa é, na verdade, bem mais ampla. Uma empresa está mais propensa a ser atingida por novos concorrentes e novas tecnologias do que por concorrentes já existentes.”
Kotler.

Para facilitar, divida seus rivais por tipos de concorrência, que podem ser:

  • A concorrência direta é composta pelos bens que possuem uma mesma faixa de preço, demanda semelhante e público-alvo similar.

  • A Coca-Cola e a Pepsi são bons exemplos de concorrentes diretos.
  • Já os concorrentes indiretos, são bens que, a depender de fatores como a demanda e o preço, podem concorrer com o seu produto ou serviço.

  • Um bem substituto para o caso da Coca-Cola e a Pepsi pode ser a água ou sucos prontos.

2. Levante informações relevantes sobre seus concorrentes

Após a definição das empresas que você vai analisar, chega a parte principal do processo: a coleta de todas as informações relevantes dos concorrentes.

Lembre-se: o que você quer saber do concorrente depende da sua necessidade, mas em qualquer situação, é importante que se faça um mapeamento dos pontos fortes e fracos deles.

Para fazer uma boa análise é indicado que se faça o uso de algumas ferramentas e estratégias, isso o auxiliará a não perder o foco nesse processo.

3. Analise seus Concorrentes

Agora, você já tem todas as informações necessárias, e com certeza deve ter observado alguma tendência ou até mesmo ter feito alguma espécie de análise durante o processo de coleta de informações.

Mas, para poder deixar algo documentado e definir suas estratégias, é preciso cruzar todos os dados que você obteve até agora.

Para te ajudar nesse processo é indicada a Análise SWOT, que é uma ferramenta segmentada em 4 partes:

  • forças;
  • fraquezas;
  • oportunidades;
  • ameaças.

Por oferecer uma análise do cenário interno e externo, compilando tudo em uma matriz e facilitando a visualização das informações, é bastante aplicada no planejamento estratégico.



0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image