Buscar

Na produção de um projeto editorial – revistas, livros, manuais etc. – assim como em outros produtos gráficos que contenham um volume razoável de text

Na produção de um projeto editorial – revistas, livros, manuais etc. – assim como em outros produtos gráficos que contenham um volume razoável de texto e outros elementos visuais, como desenhos e fotografias( folders, cartazes, mala-direta, folhetos, anúncios e outros), o designer conta com softwares gráficos elaborados para facilitar, otimizar e aperfeiçoar cada vez mais o processo do fazer e o seu resultado final. 

É importante que o profissional tire o máximo proveito das ferramentas computacionais, escolhendo o software adequado para cada etapa e processo de elaboração de um projeto gráfico. Dessa forma, a construção de um projeto editorial conta com o apoio e precisão de 3 softwares básicos, já que você irá trabalhar com logotipos, desenhos, infográfico, fotografias, diagramação, editoração e fechamento de arquivo.

Considerando o exposto, responda respectivamente: quais são os softwares específicos para tratamento de imagem, criação de logotipo e diagramação? Quais são as especificidades de cada um deles? O que são imagens vetoriais e bitmap, e como os softwares intervêm nelas? 


💡 1 Resposta

User badge image

Carina Castanho

Tratamento de imagem: photoshop

Criação de Logotipo: Illustrator

Diagramação Indesign


Photoshop é um software para tratamento de imagem que trabalha com “telas de pintura”, camadas que se sobrepõem e editam e alteram a imagem original. O fotoshop trabalha com bitmap, pixel, Não é indicado para imagens que podem sofrer, posterior a criação, redimensionamento, pois o arquivo é fechado em imagem e isso faz ele perder qualidade de visualização. Também não é indicado a utilização de texto no fotoshop por sua “pixelização” de contornos.


Illustrator é um software para criação de imagens vetoriais, que são imagens criadas através de pontos que podem ser “esticadas” ou diminuídas sem perder suas características e qualidade de visualização.


Indesign é um software para criação de texto e diagramação com ferramentas próprias para este fim que auxiliam e facilitam o trabalho quando se trata de confecção de livros, revistas e tudo onde o texto é a maior parte do todo.

A Imagem vetorial utiliza vetores matemáticos (fórmulas matemáticas) para sua formação. A imagem vetorial não tem pixel como uma imagem bitmap e pode ser redimensionado em qualquer tamanho sem perder a qualidade


O Bitmap é compor por pixel, quadradinhos coloridos ou não que compõe uma imagem. Ele é ótimo para imagens com muitos detalhes e nuances de cores como a fotografia. Os arquivos bitmaps são normalmente mais pesados que as imagens vetoriais pois a quantidade de pixels influencia no tamanho do arquivo.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais