Buscar

Processos biológicos

Junqueira e Carneiro (2012) nos explicam, com base no modelo da molécula de DNA proposto por Watson e Crick, que o mecanismo básico de replicação envolve a separação das cadeias de DNA, obtida pelo desenrolamento da dupla hélice, seguido pela cópia de cada cadeia, que serve como um molde para a síntese de uma nova cadeia complementar.

 

A sequência de nucleotídeos da nova cadeia é fixada pelas regras de pareamento de bases. O correto pareamento das bases assegura uma replicação acurada da dupla hélice original. Durante a replicação, as duas fitas do DNA original, também chamadas de parentais, são copiadas, originando duas moléculas-filhas, cada qual com somente uma das fitas recém-sintetizada. Diz-se, portanto, que a replicação é semiconservativa, sendo a nova molécula de DNA uma cópia perfeita de outra preexistente.

 

JUNQUEIRA, J. C.; CARNEIRO, J. Biologia celular e molecular. 9. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012.

 

Sendo assim, analise a figura a seguir.



Fonte: HARVEY e FERRIER, 2015, p. 396.

 

HARVEY, A. R.; FERRIER, R. D. Bioquímica ilustrada. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2015.

 

Após a leitura do texto e análise da ilustração que esquematiza a polimerização do DNA, analise as afirmativas a seguir e marque V para as verdadeiras e F para as falsas.

 

I. (  ) No esquema, a ligação entre os nucleotídeos está representada entre o carbono 5’ e o fosfato de um nucleotídeo e o carbono 3’ do nucleotídeo seguinte. Pela lógica, a polimerização forma sequências lineares sempre da extremidade 5’ para 3’.

II. (  ) Os nucleotídeos estão covalentemente associados por ligações fosfodiéster. Além disso, os fragmentos das duas cadeias são complementares e antiparalelas, ou seja, enquanto as moléculas de DNA são polimerizadas, as fitas complementares seguem direções opostas.

III. (  ) Nas cadeias complementares do DNA, observa-se as pentoses e os fosfatos dos nucleotídeos unidos, formando um arcabouço das moléculas de DNA e as bases nitrogenadas, voltadas uma para as outras e associadas por ligações hidrogênio.

IV. (  ) As bases se ligam de forma complementar através de fosfodiéster fracas. As bases purinas A e G estabelecem estas ligações com as bases pirimidinas C e T, sendo a estrutura química a justificativa para o pareamento.

 

Agora, assinale a alternativa com a sequência correta.

V, F, F, V.

V, V, F, V.

V, F, V, F.

F, V, V, F.

V, V, V, F.

Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais