Buscar

Banco de Dados alguém consegue me dar um norte referente a essa questão?

Um sistema gerenciador de banco de dados é o software responsável por fazer a interface entre usuários/aplicações e os dados em si. Os SGBDs são compostos, de forma geral, por módulos com funcionalidades bem definidas, no qual cada módulo tem sua responsabilidade no processo de gerenciamento dos dados. A figura anexa mostra a estrutura de um SGBD. A partir dela, disserte sobre os programas aplicativos/consultas, o processador/otimizador de consultas e o software para acessar os dados.

💡 2 Respostas

User badge image

Ana Diniz

Você conseguiu a resposta?
2
Dislike0
User badge image

Janaina Ribeiro

Resposta Esperada:

- Programas aplicativos/consultas: são os sistemas que acessam o SGBD através das funcionalidades desenvolvidas para o usuário. Tais ferramentas tem um foco mais centrado na visualização de dados e manutenção de suas estruturas.

- Processador/otimizador de consultas: recebe as consultas enviadas pela aplicação e busca a melhor alternativa computacional para processá-las.

- Software para acessar os dados: esse módulo é o responsável por recuperar os dados do local onde eles estão armazenados. Esses dados são divididos em dois grupos: os dados armazenados e a definição dos dados armazenados. O primeiro grupo se refere aos dados que um usuário comum manipula e o segundo define a forma de organização dos dados do primeiro grupo. É composto por tabelas, índices, relacionamentos etc.


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais