Buscar

A constante de equilíbrio para a reação de isomerização butano isobutano é de 2,5 a 25ºC.

A constante de equilíbrio para a reação de isomerização butano <-> isobutano é de 2,5 a 25ºC. Se 1,75 mol de butano e 1,25 mol de isobutano são misturados, o sistema está em equilíbrio? Se não estiver, quando prosseguir ao equilíbrio, qual substância aumentará sua concentração? Calcule as concentrações dos dois compostos quando o sistema atinge o equilíbrio.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Para determinar se o sistema está em equilíbrio, podemos usar o princípio de Le Chatelier. Se a constante de equilíbrio (K) é maior que 1, significa que a reação favorece a formação de produtos. Se K é menor que 1, favorece a formação de reagentes. No seu caso, a constante de equilíbrio é de 2,5. Isso indica que a reação favorece a formação de isobutano. Se você tem 1,75 mol de butano e 1,25 mol de isobutano, podemos calcular o quociente de reação (Q) para determinar se o sistema está em equilíbrio. Q = [isobutano] / [butano] Q = 1,25 / 1,75 Q = 0,714 Como Q é menor que K, isso significa que a reação ainda não atingiu o equilíbrio. Para atingir o equilíbrio, a concentração de isobutano deve aumentar. Infelizmente, não é possível calcular as concentrações dos compostos quando o sistema atinge o equilíbrio sem mais informações, como a temperatura e a expressão da constante de equilíbrio.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais