Buscar

Gestão em Serviços de Saúde

PERGUNTA 4

“Quando a instituição é o hospital, que tem como objetivo principal a recuperação da saúde, a atenção integral ao paciente sob internação abrange um conjunto de cuidados, dentre estes os relacionados à alimentação e à nutrição [...] Com eles, além da oferta de alimentos seguros, se objetiva: corrigir e evitar deficiências nutricionais que concorrem para o aumento das complicações e da mortalidade; identificar em tempo hábil os pacientes que requerem um apoio nutricional especializado e individual e, ao reconhecer os benefícios de se alimentarem os pacientes hospitalizados.”

DE SETA, M. H. et al . Cuidado nutricional em hospitais públicos de quatro estados brasileiros: contribuições da avaliação em saúde à vigilância sanitária de serviços. Ciência & Saúde Coletiva , v. 15, p. 3413-3422, 2010.

Analise as afirmativas a seguir e marque com (V) as verdadeiras, e (F) as falsas.

I. ( ) Questões higiênico-sanitárias dos alimentos são de responsabilidade do setor de compras e não afetam a área de nutrição. A nutrição hospitalar se refere a gestão das refeições dos pacientes.

II. ( ) O serviço de nutrição tem como responsabilidades o preparo, porcionamento e distribuição das refeições chamadas diferenciadas. Já o serviço de dietética presta a assistência clínico-nutricional e executa refeições que atendam às preferências do paciente.

III. ( ) As Unidades de Alimentação e Nutrição hospitalares podem ser definidas como estabelecimentos que desempenham exclusivamente as atividades administrativas relacionada aos alimentos e de refeições no ambiente hospitalar. As atividades administrativas relacionadas a essas questões são de responsabilidade do setor de hotelaria.

IV. ( ) O nutricionista é o responsável técnico pelos cuidados nutricionais realizados no hospital. Uma das funções da nutrição e alimentação é restaurar a saúde dos pacientes, atuando como auxiliar no tratamento médico.

V. ( ) O nutricionista é responsável pelo planejamento, controle, organização, direção e supervisão dos funcionários do serviços de nutrição. Também é responsável pela requisição, solicitação de compras, administração de estoques, gerenciamento da equipe e previsão de pessoal.

Agora, assinale a alternativa que traz a ordem correta.

                              F, F, F, F, F.

                              V, F, F, V, V.

                              F, V, F, V, F.

                              V, V, V, V, V.

                              F, F, F, V, V.

💡 2 Respostas

User badge image

Maria Gabriela Rocha

bbaidbufbcbbufbfudicbdicbsicbdsiubcbis

0
Dislike0
User badge image

willian xavier

FFFVV

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais