Buscar

05. Explique o que é uma substância anfótera e dê exemplos.

💡 4 Respostas

User badge image

LA PELOTA

É uma substância que possui caráter alcalino(básico) e caráter ácido ao mesmo tempo. Podemos ter como exemplo um aminoácido, o qual possui um grupo ácido carboxílico(ácido) e um grupo amina(básico).
0
Dislike0
User badge image

Laylla Jhullie

uma substância de caráter anfótero é aquela capaz de reagir com comportamento ácido ou básico.[1][2] Substâncias anfotéricas podem ser moléculasíons ou compostos de coordenação que reagem tanto com bases quanto com ácidos. Alguns metais, como zincocrômiomanganês e alumínio,[3] formam óxidos e hidróxidos anfóteros. Um exemplo é o Al2O3, que pode reagir com NaOH:

Al2O3(aq) + 3 H2O(l) + 2 NaOH(aq) → 2 Na[Al(OH)4](aq)[3]

ou com HCl:

Al2O3(aq) + 6 HCl(aq) → 2 AlCl3(aq) + 3 H2O(l)[3]

0
Dislike0
User badge image

isabela serpa

Uma substância anfótera é aquela que apresenta, em sua estrutura química, elementos polares e apolares, ou seja, são capazes de diluir todos os tipos de elementos químicos. Por conta disso, são excelentes solventes, apresentando grande utlildadade na área de farmácia e fármacos, assim como em sistemas biológicos, como os sistemas de tamponamento humanos, que permitem as reações químicas de base polar e apolar.


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais