Buscar

Quais os tipos de subsidência em bacias sedimentares ?

💡 3 Respostas

User badge image

Letícia Geologia

Tipos de Subsidência

Os três principais mecanismos de formação de bacias sedimentares:

Compensação Litostática: efeito de carga sobre a litosfera (p. ex. capa de gelo sobre os continentes) ou desequilíbrio térmico associado com densificação da litosfera provoca um fluxo astenosférico, gerando um mecanismo de compensação isostática. Ex: Bacias relacionadas a um arco magmático (forearc); bacias cratônicas.

Subsidência mecânica: Afinamento e ruptura da crosta ou litosfera por estiramento crustal e desenvolvimento de falhamentos normais rúpteis e dúcteis. Ex: Bacias do tipo rift.

Subsidência flexural: Soerguimento de escamas tectônicas devido a colisão entre continentes gera sobrecarga na crosta ± rígida, que afunda ou flexiona, gerando uma bacia sedimentar. A largura e a espessura da bacia varia conforme a rigidez da placa.

Ex: Bacia foreland (ante-país).

Subsidência Térmica Flexural: contração termal com adensamento da litosfera durante o resfriamento da placa. Ex: Bacia de margem passiva.

2
Dislike0
User badge image

gicellen rezende

Os principais mecanismos de formação de bacias sedimentares são, compensação litostatica, subsidência mecânica, subsidência flexural e subsidência térmica flexural
1
Dislike0
User badge image

Mayara Carolini

  • Tipos de Subsidência. ...
  • Compensação Litostática: efeito de carga sobre a litosfera (p. ...
  • Subsidência mecânica: Afinamento e ruptura da crosta ou litosfera por estiramento crustal e desenvolvimento de falhamentos normais rúpteis e dúcteis.


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais