A maior rede de estudos do Brasil

O que é derivação implícita? Quando ela é necessária? Dê exemplos.

Cálculo I

UNIASSELVI


3 resposta(s)

User badge image

Caio, ou não Caio?

Há mais de um mês

Quero saber como também essa resposta.

Quero saber como também essa resposta.

User badge image

Bárbara Matoso

Há mais de um mês

Todas as funções estudadas até agora foram dadas por equações da forma y = f(x), onde a variável dependente y é definida explicitamente por uma expressão envolvendo a variável independente x. Por exemplo, y = x 3 – 4x + 1 e y = 7x + x  6 Muitas funções, no entanto, são definidas implicitamente por uma equação que envolve tanto a variável independente como a variável dependente. Por exemplo: (1) xy = 3 e (2) 5 – x 2 + 4y3 = 7y Em alguns casos é possível resolver a equação e escrever a variável dependente na forma explícita. É o caso da equação (1) acima, onde y = x 3 . Mas não é fácil resolver a equação (2) e escrever y explícitamente em função de x.

User badge image

Jeanine Ribeiro

Há mais de um mês

A maioria das funções com as quais trabalhamos até agora foi da forma, em que y é dado diretamente, ou explicitamente , por meio de uma expressão definida em termos de x . No entanto na resolução de problemas práticos, frequentemente a relação entre y e x é determinada por uma equação da forma F( x , y ) = 0 que não está resolvida para y .

Pode ser que não exista nenhum ponto ( x , y ) do plano que satisfaça a equação F( x , y ) = 0. Neste caso, esta equação representa um conjunto vazio. Caso contrário, uma equação do tipo acima representa uma curva no plano que pode ser o gráfico de uma ou de várias funções da forma. Isto acontece porque uma equação em duas variáveis x e y pode ter uma ou mais soluções para y em termos de x , ou para x em termos de y . Dizemos, então, que estas soluções são funções definidas implicitamente pela equação F( x , y ) = 0.

Exemplos

Exemplo 1: Uma hipérbole equilátera pode ser representada pela equação como mostra o gráfico abaixo obtido usando-se o comando implicitplot do pacote plots .

implicitplot(x*y=1,x=-5..5,y=-5..5);


Esta equação simples determina uma função implícita de x , que pode ser expressa explicitamente como .

Essa pergunta já foi respondida por um dos nossos estudantes