Buscar

O diagrama de casos de uso (Use Case Diagram)

O diagrama de casos de uso (Use Case Diagram) é, dentre todos os diagramas da UML, o mais abstrato, flexível e informal e seu principal objetivo é modelar as funcionalidades e serviços oferecidos pelo sistema. Por meio de uma linguagem simples, este diagrama apresenta o comportamento externo do sistema a partir da perspectiva do usuário. De acordo com Silva (2007), o diagrama de caso de uso incorpora o conjunto de requisitos funcionais estabelecidos para o software que está sendo modelado. Os requisitos funcionais definem as funções que o sistema deve fornecer, sobre como o sistema deve reagir a entradas específicas e sobre como se comportar em determinadas situações.


Diante do exposto sobre Diagrama de Caso de Uso e Requisitos Funcionais, analise o cenário e a breve descrição de requisitos a seguir:

 

Cenário: Um cliente (empresa) que atua no ramo de prestação de serviços - locação de materiais/equipamentos para festas - contratou a empresa em que você trabalha para desenvolver um software de gestão do negócio.


Você terá um papel específico neste projeto:  atuará na equipe de análise de requisitos e irá especificar os requisitos funcionais e irá modelar um Diagrama de Caso de Uso e um Diagrama Entidade-Relacionamento (DER) com base no cenário descrito.


Descrição de requisitos: o possível cliente da empresa consulta os serviços (segurança, monitor para recreação com crianças, DJ, banda, buffet) e produtos (temas e acessórias para o tema). Se o possível cliente decidir contratar algum serviço e produto, ele será direcionado para a área de contratação, a qual, obrigatoriamente, precisará verificar seu cadastro e direcionará para o gerenciamento de cliente. O funcionário da empresa realiza a gestão dos serviços, produtos, contratos e clientes. O sistema deverá armazenar dados dos clientes (nome completo, endereço, telefone, e-mail, cpf), dos serviços (nome, descrição, valor, observação), dos produtos (nome, descrição, valor, observação) e contrato (data, horário, dados do contratante, produtos, serviços, quantidades, valor total).          


Pautando-se nessas informações e no cenário descrito acima, desenvolva as seguintes atividades:


a) Faça o levantamento de pelo menos 04 Requisitos Funcionais do sistema;

b) Modele 01 Diagrama de Casos de Uso do sistema;

c) Modele um Diagrama Entidade-Relacionamento (DER) do sistema.


Para esta atividade, você deve utilizar um software editor de texto (word) no qual fará o desenvolvimento do seu trabalho. Esse arquivo deverá ser anexado no momento do envio. Muita atenção para enviar o arquivo correto, visto que o envio poderá ser feito uma única vez! Envie no formato doc ou pdf.


Para a modelagem dos diagramas sugerimos as ferramentas Astah e BrModelo, mas você poderá utilizar outras ferramentas da sua escolha também.

💡 2 Respostas

User badge image

Marcos Fernando

Resolvemos seus problemas acadêmicos

Contato:

Blog: https://marcosprogramacao.blogspot.com/

E-mail: ajudastrabalhosprogramacao@gmail.com

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais