Buscar

Qual a diferença entre citação direta e indireta ?

💡 6 Respostas

User badge image

Lorraine Nonato

De maneira simples a diferença é que na citação direta você copia a parte do texto que deseja e cola no seu trabalho mas quando usamos citações diretas em qualquer trabalho, é necessário que fique de acordo com as normas da ABNT, ou seja, com recuo, diminuição no tamanho da letra,... Já a citação indireta você precisa reescrever sobre o assunto, assim você escreve com suas próprias palavras sobre o tema em questão. Lembre-se sempre das normas da ABNT. Espero ter ajudado.

1
Dislike0
User badge image

Allef Guilherme Carvalho

Citação direta é aquela que transcreve parte de uma obra, com as palavras do autor. ... Além da citação direta, há mais dois tipos de citaçãoCitação indireta: é aquela que se baseia em uma obra, com as nossas palavras.

1
Dislike0
User badge image

Nayan Martins

Citação direta

É quando se transcrevem as exatas palavras do autor (inclusive mantendo eventuais erros de português). A citação direta com mais de três linhas deve ter uma apresentação gráfica diferente. Ela tem um recuo à esquerda de 4cm, fica em fonte menor (corpo 10), espaço simples entrelinha e SEM aspas.

Se a citação tiver menos de três linhas, aí, sim, ela deve estar entre aspas, dentro do próprio parágrafo.

Na citação direta, deve-se citar o sobrenome do autor, ano da obra e página de onde o trecho foi extraído.

Citação indireta

É quando o pesquisador lê uma obra, entende o que o autor disse e reescreve com as próprias palavras. Ou seja, uma paráfrase. Também é necessário identificar o autor referenciado com a data da obra. Coloca-se o número da página na citação indireta quando a ideia estiver localizada em uma página específica. Deixa-se somente o ano quando a ideia for recorrente na obra ou uma síntese do entendimento do material estudado.

A citação indireta aparece dentro do próprio parágrafo em que o pesquisador está abordando o assunto. Portanto, não deve ficar entre aspas ou com recuo à esquerda, como acontece na citação direta.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais