Buscar

Um instrumento de política expansionista?

💡 3 Respostas

User badge image

Cíntia Panizzi

Política Monetária Financeira

O objetivo final da política monetária é o bem estar da sociedade. Embora seja difícil discordar deste objetivo, certamente existe grande divergência entre os economista de como implementá-lo na prática. Os monetaristas enfatizam a estabilidade do nível de preços; os economistas keynesianos preferem o nível de emprego. A controvérsia sobre a

curva de Phillips terminou convencendo os economistas keynesianos que no longo prazo a política monetária afeta somente o nível de preços e não o nível de atividade econômica.

Todavia, os economistas keynesianos acreditam que mesmo assim o banco central pode contribuir para que a duração de uma recessão seja abreviada com uma política monetária mais expansionista.

A Política Fiscal

A política fiscal é a manipulação dos tributos e dos gastos do governo para regular a atividade econômica. Ela é usada para neutralizar as tendências à depressão e à inflação.

É o Estado, nas suas funções, fazendo uso de sua política de gastos – despesa pública ou de tributação – receita pública.

A política fiscal do G pode ser positiva, com mais gastos e ser chamada de EXPANSIONISTA, ou ser restritiva, negativa, com menos gastos e ser chamada CONTRACIONISTA

Política Fiscal expansionista


É usada quando há uma insuficiência de demanda agregada em relação à produção de pleno - emprego. Isto acarretaria o chamado "hiato deflacionário", onde estoques excessivos se formariam, levando empresas a reduzir a produção e seus quadros de funcionários, aumentando o desemprego. As medidas nesse caso seriam:


•             Aumento dos gastos públicos;

•             Diminuição da carga tributária, estimulando despesas de consumo e investimentos;

•             Estímulos às exportações, elevando a demanda externa dos produtos;

Tarifas e barreiras às importações, beneficiando a produção nacional.

0
Dislike0
User badge image

Margarida Santos

Diminuição dos impostos; aumento das contribuições da Segurança Social; Incentivos ao investimento e ao consumo privado, etc.

0
Dislike0
User badge image

Ana Elisa

Na política monetária expansionista, o Banco Central aumenta a oferta de moeda ao país e diminui as taxas de juros com o objetivo de crescer a economia e expandir o consumo. ... Se a oferta não é toda atendida, ocorre um aumento dos preços, ou seja, aumento da inflação.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais

Outros materiais