A maior rede de estudos do Brasil

Conceitue frase, oração e período e identifique qual das duas sentenças a seguir é uma oração.

Conceitue frase, oração e período e identifique qual das duas sentenças a seguir é uma oração.

A) Brasil: um país de todos.

B) O Brasil é um país de todos.


Sintaxe

UNIASSELVI IERGS


2 resposta(s)

User badge image

Juliana Silva Chaves

Há mais de um mês

Brasil é um país de todos

correto

Brasil é um país de todos

correto

User badge image

Lys Tenório

Há mais de um mês

Frase é um emaranhado de palavras com sentido completo, que não necessariamente precisa ter um verbo para ter sentido. Por exemplo: “Socorro!” é uma frase com sentido completo, alguém precisa de ajuda, pede por socorro. Claro que existem frases com verbos, mas, quando isso ocorre, essa frase é constituída de orações.

Oração é toda construção linguística que contém um verbo ou uma locução verbal. Opa! Mas não acabamos de dizer que a frase também pode conter verbos?

Pois bem, dentro de uma frase podemos ter uma ou mais orações. Por exemplo: “Socorro, eu preciso de ajuda!”. Nesta frase, temos uma oração: “Eu preciso de ajuda.” Ou seja, todas as vezes que tivermos um verbo dentro da frase, temos uma oração.

Período é uma frase que tem uma oração ou mais, por exemplo: “Assim que ela chegouapresentou as novas ações a serem executadas.”. Note que há 3 verbos; portanto, temos mais de uma oração, formando, assim, um período composto. Inclusive, temos um caso de subordinação, que revela a dependência dos períodos e confirma que nem toda oração tem sentido sozinha.

Essa estrutura sintática, então, reúne orações e tem sentido completo. Os períodos se subdividem em simples e composto. O primeiro é formado por apenas uma oração, já o segundo por mais de uma.


RESPOSTA CORRETA: LETRA B

Essa pergunta já foi respondida por um dos nossos estudantes