Buscar

TEORIA DAS ESTRUTURAS - TORÇÃO

Um eixo circular conectado a um suporte rígido em uma das extremidades é submetido a um torque T na extremidade livre.

Sabendo que este eixo apresenta comprimento de 3 m, deformação máxima de cisalhamento de 0,002 radianos e gira com um ângulo de torção de 0,3 radianos, determine o diâmetro do eixo.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Para determinar o diâmetro do eixo, podemos utilizar a fórmula da deformação por torção: θ = (T * L) / (G * J) Onde: θ é o ângulo de torção em radianos, T é o torque aplicado em N.m, L é o comprimento do eixo em metros, G é o módulo de cisalhamento do material em N/m², J é o momento de inércia polar do eixo em m⁴. Neste caso, temos o ângulo de torção (θ) igual a 0,3 radianos, o comprimento (L) igual a 3 metros e a deformação máxima de cisalhamento (γ) igual a 0,002 radianos. Para encontrar o diâmetro do eixo, precisamos determinar o momento de inércia polar (J) do eixo. O momento de inércia polar depende da geometria do eixo, que no caso é um eixo circular. Para um eixo circular, o momento de inércia polar é dado por: J = (π * d⁴) / 32 Onde: d é o diâmetro do eixo em metros. Agora, podemos substituir os valores na fórmula da deformação por torção e resolver a equação para encontrar o diâmetro do eixo. 0,3 = (T * 3) / (G * ((π * d⁴) / 32)) Simplificando a equação, temos: 0,3 = (96 * T) / (π * G * d⁴) Agora, podemos isolar o diâmetro (d) e encontrar o valor correspondente. d⁴ = (96 * T) / (0,3 * π * G) d = ((96 * T) / (0,3 * π * G))^(1/4) Lembrando que para encontrar o diâmetro, é necessário conhecer o valor do torque aplicado (T) e o módulo de cisalhamento do material (G). Com essas informações, você pode substituir na fórmula e calcular o diâmetro do eixo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais