Buscar

o que são pedras rusticas :

💡 7 Respostas

User badge image

Luis Pereira dos Santos

pedras naturais

1
Dislike0
User badge image

Fernando Pedrosa





 



 



As pedras são materiais naturais e resistentes que conferem um charme a mais a qualquer projeto de arquitetura. Cada rocha tem uma característica diferente e é mais indicada para uma área específica da construção. No entanto, embora elas apresentem suas particularidades, é possível utilizá-las em uma grande variedade de etapas de obras e revestimentos.

Vale alertar para o fato de que usar as peças de maneira inadequada pode ocasionar o desgaste prematuro e danos às vezes irreparáveis. Por esse motivo, reunimos os 9 principais tipos de pedras naturais utilizados na construção e suas indicações de uso. Quer saber mais? Continue lendo!

1. Mármore, um dos tipos de pedras naturais mais populares

O mármore é um dos tipos de pedras naturais mais procurados. Trata-se de uma rocha vulcânica de origem calcária, exposta a altas temperaturas e pressão moderada, sendo muito indicado para pisos, escadas residenciais, peitoris, pias e acabamentos internos.

Existem várias cores de mármore, como rosado, bege, branco e negro, e pode ainda receber diversos acabamentos. Contudo, evite aplicá-lo na cozinha, piso do box e áreas externas, pois, por ser porosa, a peça tende a absorver a sujeira e manchar com facilidade. Manter bons cuidados de conservação faz toda a diferença na durabilidade do material.

2. Granito, que pode receber acabamentos diferenciados

Trata-se de uma pedra de origem magmática de grão fino, médio ou grosso, composta por quartzo, mica e feldspato, assim como outros minerais acessórios. É muito utilizada na construção civil, especialmente em bancadas, revestimentos para fachadas, pisos e escadas.

O granito recebe diversos tipos de acabamento, podendo ser polido, bruto ou jateado, para citar apenas alguns casos. As placas podem ter diversos tamanhos e a de cor cinza tende a ser menos resistente que as demais categorias. A dica é evitar usar a peça polida em escadas ou pisos que podem molhar, pois escorregam e podem causar acidentes.

3. Pedra de São Tomé, alternativa versátil para ambientes variados

É uma pedra muito utilizada como revestimento tanto de piso quanto de paredes, especialmente em ambientes externos e de lazer. Sua cor é clara, variando entre amarelo, branco, cinza e esverdeado.

As pedras podem ser encontradas em corte manual, com bordas mais irregulares ou serradas, esta última proporcionando um contorno mais regular. Podem ser encontradas, ainda, como cacão, que consiste em um pedaço grande e rústico, ou então em lascas menores, filetes e rodapés. Entretanto, sua versatilidade permite diversos tipos de corte e polimento.

4. Ardósia, ideal para decoração interna e externa

É um tipo de rocha metamórfica compacta, com granulação fina e cor cinza proveniente da transformação da argila sob pressão. Sua principal característica é ser constituída em camadas que podem se dividir em folhas finas.

A ardósia é muito usada para revestir pisos, paredes e
0
Dislike0
User badge image

Felipe Henriques Leite

São pedras decorativas utilizadas na cosntrução civil para acabamento de pisos e paredes.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Materiais relacionados