Buscar

Como elaborar saúde e segurança de trabalho em uma empresa?

💡 2 Respostas

User badge image

Marlon Uache

1. Disponibilize treinamento para os colaboradores

Essa é o ponto de partida para se garantir a efetividade de qualquer ação que vise à segurança no trabalho. Os colaboradores devem estar devidamente instruídos e preparados para agir da maneira adequada, a fim de sempre terem segurança.

Nesse sentido, é bastante relevante estabelecer um cronograma de treinamentos, no qual se demonstre os principais riscos a que os funcionários estão submetidos e quais as formas de atenuá-los.

2. Desenvolva uma análise de riscos

Outra medida crucial para a segurança no trabalho é analisar, de forma contínua, todos os riscos envolvidos nas atividades. No caso de empresas que lidam com transporte, por exemplo, é preciso levantar informações sobre ocorrência de acidentes e sobre furtos e roubos de veículos.

Convém ainda ficar atento para a necessidade de descanso e o cumprimento das normas de trânsito e de segurança, de modo que os motoristas estejam conscientes das suas responsabilidades e dos riscos envolvidos.

3. Não deixe ocorrências sem a devida solução

Esse é um dos erros mais comuns cometidos pelas empresas na hora de lidar com riscos. Em muitos casos, problemas menores, de pequena repercussão, acabam tendo suas soluções postergadas.

Tal postura é totalmente prejudicial. O ideal é que, por menor que seja, é preciso que o problema seja solucionado prontamente, até para que ele não se agrave e, de fato, afete a segurança no trabalho.

4. Avalie a qualidade do trabalho

Para que seja efetiva, a cultura de segurança no trabalho necessita estar constantemente em avaliação. Os funcionários precisam ser analisados de tal forma que sejam identificados pontos de atenção, e as medidas necessárias sejam tomadas.

Por exemplo, é preciso considerar o modo de condução de um motorista, a fim de verificar se a forma como ele dirige é a mais segura e prudente. Vale lembrar que, hoje em dia, com o apoio da tecnologia, esse tipo de avaliação pode ser feita de forma automatizada.

5. Certifique-se de que os funcionários estão cumprindo as normas

Como mencionado, de nada adianta instruir bem os colaboradores e implementar uma ampla cultura de segurança no trabalho se tudo isso não for alvo de fiscalização contínua.

Então, é preciso também, por exemplo, que gestores e líderes averiguem as atividades constantemente, atestando que os EPIs estão sendo utilizados, que as jornadas de trabalho são respeitadas e, no geral, que as normas internas e externas são colocadas em prática.

Em muitos casos, é preciso uma fiscalização mais ativa, para que a segurança se torne um verdadeiro hábito no dia a dia dos colaboradores.

6. Invista em inovação

Por fim, uma cultura de segurança no trabalho deve estar devidamente alinhada com os padrões atuais das empresas. Ou seja, é preciso que a tecnologia esteja presente, otimizando os mais diferentes aspectos da rotina.

Com a sofisticação dos sistemas de gerenciamento e os modernos recursos de automação, além de mais eficiente, o trabalho nas empresas está mais seguro. Como dito, soluções automatizadas são capazes de avaliar o modo de condução de motoristas, constatando possíveis falhas, riscos e abusos, o que ajuda na prevenção de acidentes.

No mesmo sentido, existem sistemas conectados aos veículos que informam as mais diversas variáveis sobre o seu funcionamento, dando um panorama mecânico aos gestores de frotas e reforçando a qualidade da manutenção e ainda a prevenção de riscos.

Portanto, como foi possível perceber, estabelecer uma cultura de segurança no trabalho na sua empresa não exige nenhum esforço sobre-humano. Pelo contrário, ações estratégicas, como as citadas neste artigo, podem garantir a segurança necessária às atividades, evitando riscos e prejuízos.

0
Dislike0
User badge image

Frede souza

VOCÊ DEVE IR A N.R09 E LER E VER VIDEOS NO YOUTUBE.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais