Buscar

As emoções costumam ser classificadas em primárias, secundárias ou sociais e de fundo?

💡 1 Resposta

User badge image

Rafaela Faria

As emoções primárias ou básicas são inatas e estão ligadas ao instinto e a sobrevivência, ou seja, fazem parte da constituição de todos os seres humanos, independentemente de sua experiência cultural e estão presentes também em várias espécies de animais. Essas emoções dependem da rede de circuitos do sistema límbico. Seis emoções são consideradas primárias: alegria, tristeza, medo, nojo, raiva e surpresa.

As emoções secundárias ou sociais são mais complexas e envolvem o pensamento e fatores socioculturais. São aquelas aprendidas e integradas a memórias, sendo avaliadas como boas ou ruins. Como por exempolo: culpa, vergonha, simpatia, compaixão,embaraço,orgulho, inveja, gratidão, admiração, espanto, indignação, desprezo.

As emoções terciárias ou fundo estão relacionadas com o bem-estar, mal-estar, com a calma ou tensão. Os estímulos indutores dessas emoções usualmente são os internos, produzidos por processos físicos ou mentais contínuos que levam o organismo a um estado de tensão ou de relaxamento, fadiga ou energia,ansiedade ou apreensão.Nesse tipo de emoção, o papel principal é desempenhado pelo meio interno e pelas vísceras, embora se expressem em alterações complexas musculoesqueléticas, tais como variações sutis na postura do corpo e na configuração global dos movimentos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais