Buscar

Qual a diferença entre concentração e desconcentração no direito administrativo???

💡 7 Respostas

User badge image

Gabriel Barboza

Concentração é quando as competências administrativas são "concentradas" num determinado órgão (sem personalidade jurídica), dentro da mesma entidade pública (com personalidade jurídica). É o caso da extinção de órgãos públicos.

A desconcentração é o inverso, ou seja, são criados órgãos especializados em determinadas tarefas dentro da estrutura de uma entidade pública. A desconcentração visa justamente a especialização.

Exemplo de desconcentração: A União (com personalidade jurídica) cria um determinado Ministério (sem personalidade jurídica) para cuidar de determinada área, o qual, por sua vez, desconcentra suas competências com a criação de seis Secretarias (também sem personalidade jurídica).

Outro exemplo: Há Estados em que a atividade de perícia oficial e executada pela Polícia Civil, juntamente com a atividade de polícia judiciária, ou seja, as duas atividades são concentradas em um determinado órgão (unidade administrativa despersonalizada). Não obstante, também há Estados que a atividade de perícia oficial é executada por Instituto-Geral de Perícias ou Polícia Científica, ou seja, neste caso houve uma desconcentração, uma vez que foi criado um órgão especializado em perícia oficial, dentro da estrutura do mesmo ente público (Estado Federado).

Não se deve confundir tais conceitos com a centralização e a descentralização, as quais ocorrem no caso da extinção e criação de entidades personalizadas na Administração Indireta (Ex: INSS, autarquia federal). Salienta-se que dentro de qualquer entidade pública, inclusive da Administração Indireta, pode ocorrer a desconcentração, como no caso do INSS, que é dividido em Diretorias (sem personalidade jurídica).

2
Dislike0
User badge image

Juliana Alves

Por meio da desconcentração é que surgem os órgãos públicos. Entretanto, o inverso dessa técnica administrativa é a concentração, que é a situação em que a pessoa jurídica integrante da Administração Pública extingue seus órgãos, reunindo em um número menor de unidades as respectivas competências.

2
Dislike0
User badge image

Cris Miller

desconcentração ocorre exclusivamente dentro de uma mesma pessoa jurídica, formando uma técnica administrativa utilizada para distribuir internamente as competências. Quando os municípios se organizam em secretarias, estão desconcentrando as competências dentro de sua própria estrutura. Por meio da desconcentração é que surgem os órgãos públicos.

Entretanto, o inverso dessa técnica administrativa é a concentração, que é a situação em que a pessoa jurídica integrante da Administração Pública extingue seus órgãos, reunindo em um número menor de unidades as respectivas competências. Como exemplo, é a situação em que uma secretaria municipal de obras resolve diminuir o número de subsecretarias regionais com o objetivo de cortar gastos, distribuindo as subáreas das unidades extintas entre as estruturas remanescentes.

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais