Buscar

Na ameixa, ocorre incompatibilidade gametofítica. Dois agricultores resolveram formar um pomar de ameixeiras.

Na ameixa, ocorre incompatibilidade gametofítica. Dois agricultores resolveram formar um pomar de ameixeiras. O primeiro, desejando uniformidade, plantou apenas uma cultivar no seu pomar. Já o outro utilizou 5 cultivares para formar o seu pomar. Considerando que as condições ambientais sejam as mesmas, qual dos dois agricultores terá mais sucesso? Justifique a sua resposta.

💡 1 Resposta

User badge image

Vanessa Gonçalves Almeida

Na incompatibilidade gametofítica, existe a relação de codominancia entre os alelos. Temos como exemplo, o fenótipo do polen, que é determinado pelo alelo que o mesmo possui, por isso se uma célula que origina o grão do polen com um genotipo S1 S2' passar pela meiose, originara grão de polen 'S1 S2, fazendo com que cada grão expresse a proteina identificada pelo alelo que carrega. Sendo assim, o agricultor que fez a plantação dos cinco cultivares, será mais bem sucedido, pois no pomar existira graças a polinização, polens com alelos diversos, permitindo a produção de frutos diferentes. Já o que plantou somente um cutivar, não produzira frutos no pomar, pois havera somente dois alelos da serie S diferentes, portanto, não tera sucesso no seu plantio.

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais