Buscar

Como dimensionar a diversidade biológica?

💡 3 Respostas

User badge image

Vanessa Gonçalves Almeida

Dimensionando a diversidade biológica

Quando falamos de diversidade biológica, duas coisas precisam ficar bem claras: 1 – As espécies apresentam grupos e táxons distintos que as tornam diferentes; 2 – Dentro de cada grupo há caracteres distintos, que podem ser iguais ou diferentes aos de outros grupos.
3
Dislike0
User badge image

Vanessa Gonçalves Almeida

Para quem não tem familiaridade com a diversidade biológica, é difícil imaginar quantos organismos o planeta já abrigou. Estimativas para florestas tropicais indicam que só de fauna podem haver centenas de milhares ou até mais de um milhão de espécies. Agora some a isso os microrganismos como bactérias e protozoários, fungos e as espécies vegetais. Muita coisa, não? E se somarmos todas as espécies que existem atualmente, isso não refletiria nem 1% de toda a vida que já existiu durante os 4,6 bilhões de anos do planeta.
2
Dislike0
User badge image

Vanessa Gonçalves Almeida

Considerando tamanha riqueza de espécies, é de se esperar que o número de caracteres seja proporcionalmente elevado e que isso proporcione várias possibilidades de comparações. Por isso, é relativamente muito fácil encontrar bons objetos de estudos na Sistemática Filogenética, já que ainda estamos descobrindo continuamente várias espécies de organismos e para classificá-los, rotineiramente recorremos às comparações.
Do mesmo modo que existem várias estimativas de diversidade, para quantificar o número de espécies em determinada área, há também um número de estimativa de caracteres. Para estimar a quantidade de caracteres que existe em cada organismo, é possível fazer uma análise genética através de um exame detalhado do DNA da espécie em questão. No ponto de vista evolutivo, pouco importa quais partes do DNA são repetitivas e/ou não tem expressão no fenótipo, já que eles não podem expressar variação fenotípica no momento mas podem ser úteis ao longo da evolução do grupo.
2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais