Buscar

Quais são os tipos textuais?

💡 4 Respostas

User badge image

Lucas Yahata

texto injuntivo, narrativo, descritivo, entre outros

1
Dislike0
User badge image

RosaFern Fernandes

Ótimo!
0
Dislike0
User badge image

Maria Morais

  • narrativo
  • descritivo
  • dissertativo
  • expositivo
  • injuntivo 

Na prática social, utilizamos determinados gêneros textuais que podem apresentar um ou mais tipo textual

O texto narrativo é aquele que se propõe a relatar acontecimentos e situações, verídicos ou fictícios. Para apresentar a história, o tipo utiliza personagens de determinado tempo e espaço, que são os “atores” dos fatos. Muitos gêneros utilizam a tipologia narrativa para diferentes propósitos, sendo assim, os textos apresentam diferentes formas de mobilizar os elementos da narrativa.

O tipo textual descritivo é aquele que se caracteriza por expor as características ou propriedades de algum objeto, seja ele material (como uma paisagem, um produto físico etc.), seja imaterial (uma sensação, um serviço, um produto digital etc.).

O tipo textual dissertativo é aquele em que o autor se propõe a apresentar um determinado tema ou assunto, posicionando-se sobre ele, baseado em uma argumentação consistente, com avaliações, justificativas, conceitos e exemplos.

O tipo textual expositivo caracteriza-se por apresentar saberes consensuais de diferentes áreas, sem inserir nenhuma problematização ou argumentação a respeito do tema. Dessa forma, esse tipo objetiva apresentar conhecimentos de mundo, organizados em uma estrutura lógica, que contribua para a compreensão do leitor.

O tipo textual injuntivo caracteriza-se por fornecer instruções para a realização de uma ação desejada, logo, esse texto incita o leitor a realizar algo. Sua aplicação é presente em manuais de instruções, pedidos, prescrição etc.








0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais