Buscar

Ética e Deontologia na Fisioterapia em Cuidados Paliativos

Na disciplina de Ética e Deontologia na Fisioterapia abordamos todos os aspectos éticos da atuação fisioterapêutica em relação ao paciente, ao colega de trabalho, ao seu superior, à equipe multiprofissional, entre outros. E nesta atividade iremos abordar o comportamento ético do fisioterapeuta em um perfil de paciente específico, que é o de cuidados paliativos. O conceito de cuidados paliativos, segundo a Organização Mundial de Saúde (2002), consiste na assistência promovida por uma equipe multidisciplinar, que objetiva a melhora da qualidade de vida do paciente e dos seus familiares, diante de uma doença que ameace a vida, por meio da prevenção e alívio do sofrimento, por meio de identificação precoce, avaliação impecável e tratamento de dor e demais sintomas físicos, sociais, psicológicos e espirituais.

Em anexo temos dois artigos recentes sobre esse assunto, abordando principalmente o atendimento fisioterapêutico em pacientes em condição de terminalidade, para que você possa ampliar seu conhecimento sobre este tema.

CICLO 1: Abaixo segue uma questão reflexiva em que você deve fazer uma leitura atenciosa e após isso, responder a atividade proposta:

Suponha que você receba a notícia de que um familiar possui uma doença sem possibilidade de tratamento terapêutico, sendo então proposto para o mesmo, acompanhamento de uma equipe de cuidados paliativos.

Você, como único profissional da área da saúde de sua família, como explica os cuidados paliativos para sua família? Aborde os aspectos éticos dessa atuação.


Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais