Buscar

Qual a diferença entre lisossomos, ribossomos e peroxissomos?

💡 4 Respostas

User badge image

Polyana Ikuma

Lisossomo: digestão intracelular.
Peroxisssomos: responsável por oxidar substratos orgânicos.
Ribossomo: A função dessa organela celular é ligar aminoácidos para a síntese das proteínas necessárias para determinado organismo.

Lisossomo e peroxissomas sao semelhantes com funções diferentes. O lisossomo cuida de fazer a digestão intracelular, enquanto o peroxissomo cuida de proteger a célula de certos resíduos tóxicos e converte a gordura em glicose.
2
Dislike0
User badge image

João Ferreira

Os ribossomos são pequenas estruturas granulares encontradas no interior do citoplasma, cujo papel é realizar a síntese de proteínas da célula.

Já os lisossomos são organelas que podem ser encontradas em praticamente todas as células eucarióticas (que possuem carioteca). Trata-se de vesículas de membrana cuja função é realizar a digestão celular, isto é, degradar todos os componentes de componentes que encontram-se dentro da célula.

Os peroxissomos, por sua vez, também são bolsas membranosas com enzimas digestivas, entretanto, os peroxissomos apresentam maiores quantidades de catalase. Já os lisossomos possuem enzimas hidrolíticas que quebram substratos bem específicos.

0
Dislike0
User badge image

Paulo Henrique Mendes

O lisossomo é uma organela membranosa presente nas células eucariontes. Sua função é digerir substâncias para a célula, processo que ocorre graças às inúmeras enzimas digestivas que contem.

Ribossomos são estruturas celulares, presentes em células procarióticas e eucarióticas, responsáveis pela síntese de proteínas. Essas estruturas são formadas por duas subunidades, um maior e uma menor, constituídas por moléculas de RNA (ácido ribonucleico) e proteínas

Peroxissomos são bolsas membranosas que contêm alguns tipos de enzimas digestivas. Sua semelhança com os lisossomos fez com que fossem confundidos com eles até bem pouco tempo. Entretanto, hoje se sabe que os peroxissomos diferem dos lisossomos principalmente quanto ao tipo de enzimas que possuem

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais