Buscar

ME AJUDEM POR FAVOR!!! É PARA HOJE SÓ ATE AS 23:00 HORAS!! Para garantir o domínio dos homens nos esportes e para justificar a...

ara garantir o domínio dos homens nos esportes e para justificar a divisão sexual dos eventos, provas e equipamentos esportivos, as atletas passaram a ser reguladas, oficialmente, a partir dos Jogos Olímpicos de Amsterdã em 1928, quando elas conquistaram o direito de participarem como competidoras oficiais das Olimpíadas. Dentre as várias mulheres atletas perseguidas e excluídas das competições, uma tem chamado a atenção e tem levantado várias críticas sobre as atuais políticas de regulamentação sobre o sexo/gênero, seu nome é Caster Semenya, uma corredora incrível e representante da África do Sul. Sobre Caster Semenya, faça uma pesquisa e apresente de forma crítica a biografia da atleta, as conquistas esportivas e algumas das suas lutas e críticas em relação ao Comitê Olímpico Internacional e a Federação Internacional de Atletismo.

💡 1 Resposta

User badge image

Elena Scarpinati

Caster Semenya é a atual bicampeã olímpica e tem 4 pódios em mundiais, porém com as mudanças realizadas pela federação internacional de atletismo ela está impedida de correr .

Em abril de 2018, a IAAF impôs uma regra que determinava que atletas com "diferenças de desenvolvimento sexual", as chamadas DSD, deveriam reduzir a taxa de testosterona para poder participar de competições internacionais em provas de até 1.500m. Na argumentação da IAAF, taxas de testosterona influenciam sobretudo em corridas dessas distâncias, por aumentar a explosão muscular.

Embora sem explicitar, a norma se dirigia basicamente a Semenya, atleta conhecida na cena do atletismo tanto pela sua velocidade quanto por seus altos níveis do hormônio. Ela possui hiperandrogenismo, condição caracterizada pela produção excessiva de andrógenos como testosterona, o hormônio masculino.

A carreira de Semenya sempre foi marcada por questionamentos. O princípio de tudo ocorreu em 2009, quando ela chegou a baixar em quatro segundos seu tempo e conquistou a medalha de ouro no Campeonato Mundial de Berlim nos 800m, prova que é seu carro-chefe, com direito à melhor marca do ano - no ano anterior, ela havia sido campeã mundial júnior da mesma prova. Em meio às comemorações pela participação, acabou submetida a um teste de gênero, no que seria um prenúncio de sua guerra particular com a IAAF.


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais