Buscar

Cabe ação penal privada subsidiária da pública se o MP arquivar o inquérito policial no prazo legal?

Cabe ação penal privada subsidiária da pública se o Ministério Público, em vez de oferecer denúncia, promover o arquivamento do inquérito policial dentro do prazo legal?

💡 2 Respostas

User badge image

Cristiano Eleoterio

Não cabe, uma vez que a ação penal subsidiária da pública cabe no caso de inercia do MP. Como foi requerido pelo MP o arquivamento dos autos, sendo ele o titular da ação penal, não há de se falar em inercia e consequente não há de se falar em ação penal subsidiária da pública.
2
Dislike0
User badge image

Juhline Angelina U Camargo

Não. Somente caberá a ação privada nos crimes de ação pública, se esta não for intentada no prazo legal, cabendo ao Ministério Público aditar a queixa, repudiá-la e oferecer denúncia substitutiva, intervir em todos os termos do processo, fornecer elementos de prova, interpor recurso e, a todo tempo, no caso de negligência do querelante, retomar a ação como parte principal, nos termos do artigo 29 do CPP.


1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais