Buscar

quais fatores adiantam a entrada de suínos na puberdade?

💡 3 Respostas

User badge image

Emanuel Isaque Cordeiro da Silva

Diversos fatores podem aumentar ou diminuir a porcentagem de suínos que adentram à puberdade, dos quais os principais são: a nutrição, uma vez que dietas desequilibradas tanto em proteína quanto em energia podem retardar a puberdade; idade e peso, animais muito gordos demoram mais tempo para apresentar mudanças reprodutivas; transporte, caso haja estresse durante a condução de animais jovens; cruzamentos, principalmente entre raças muito diferentes uma da outra; efeitos climáticos, climas frios retardam e quentes adiantam; mistura de lotes; densidade de animais na baia; indução hormonal e a presença do macho. A média da puberdade é de 5 a 6 meses e é diferente da idade de reprodução, ao qual as porcas devem estar com 7 a 8 meses, entre 120 e 140 kg e no terceiro cio. O efeito do macho é o maior fator que adiantam a entrada das porcas na puberdade. Pesquisas apontam que a fêmea que escuta e tem contato com o macho entra na puberdade com 160 dias, já as que não possuem contato algum entram aos 200 dias. É importante lembrar que a alimentação é de suma importância.

Mais dúvidas me chama no WhatsApp que explico! (82)98143-8399.

Ou ler capítulo 9 do livro Controlled Reproduction in Pigs do autor Ian Gordon que trata exclusivamente sobre a puberdade em suínos.

0
Dislike0
User badge image

Erick Ramos

Nutrição, manejo e raça.
0
Dislike0
User badge image

Isaque Neves

um trato adequado do animal para que ele esteja em plenas comdisoes
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais